Busca avançada
  1. Home
  2. Coração grande (cardiomegalia): o que é, 9 sintomas, e tratamento?
Coração grande (cardiomegalia): o que é, 9 sintomas, e tratamento?

Coração grande (cardiomegalia): o que é, 9 sintomas, e tratamento?

  • 7 de julho de 2022
  • 0 Curtidas
  • 546 visualizações
  • 0 Comentários

Você sabe o que é a cardiomegalia?

A cardiomegalia é chamada também como coração grande, ela não é uma doença, mas sim um sinal de alerta de alguma outra doença que afeta o coração, como por exemplo: a insuficiência cardíaca, ou doença das artérias coronárias, bem como pode ser também problemas relacionados as válvulas do coração ou arritmia.
Deve-se tomar muito cuidado pois essas doenças citadas acabam deixando o músculo do coração mais grosso que o normal e ainda fazem com que câmaras do coração fiquem mais dilatadas, fazendo com que o coração reaja ficando maior.

Este tipo de alteração que ocorre no coração tem o costume de aparecer de modo mais frequente em pessoas com idade mais avançada, entretanto ela também pode ocorrer em pessoas de todas as idades, tanto em adultos como em pessoas jovens ou até mesmo em crianças que já convivem com problemas cardíacos.

Pode ser que em seu estágio inicial não apresente nenhum sintomas. Mas, por conta do crescimento do coração, o bombeamento que ele faz do sangue para todo o corpo acaba também ficando comprometido, o que, por sua vez, causa cansaço intenso e problemas respiratórios como a falta de ar, por exemplo.

Mesmo sendo uma condição de gravidade elevada e que pode resultar até mesmo na morte, a cardiomegalia pode ser tratada por um especialista cardiologista por meio de medicamentos ou em casos mais avançados por meio de cirurgia, e pode ser curada quando identificada no seu estágio inicial.

Quais os principais sintomas da cardiomegalia?

Quando se encontra em sua fase inicial, a cardiomegalia, na maioria das vezes se encontra em estágio assintomático, no entanto, de acordo com a evolução dessa doença, o coração passa a apresentar uma maior dificuldade para conseguir realizar o processo de bombear o sangue para o corpo de forma adequada.

Quando está em fases mais avançadas, os principais sintomas da cardiomegalia são:

  • Tonturas e desmaios;
  • Cansaço excessivo constante;
  • Inchaço excessivo na barriga.
  • Dores fortes na região do peito;
  • Palpitações recorrentes no coração;
  • Tosse, principalmente quando está deitado;
  • Se sentir muito fraco e cansado ao fazer pouco esforço;
  • Inchaço nas pernas, tornozelos ou pés;
  • Falta de ar e dificuldade para respirar ao fazer esforço físico, quando está em repouso ou quando se está deitado de costas;

É fundamental realizar uma consulta com um médico cardiologista logo após esses sintomas e dores começarem a aparecer, também deve-se procurar um pronto socorro mais próximo caso apresente sintomas mais graves de infarto, como dor no peito, dificuldade de respirar e falta de ar.

Como confirmar o diagnóstico da cardiomegalia?

O diagnóstico da cardiomegalia é realizado de acordo com o histórico clínico do paciente além de também ser dado por meio de alguns exames específicos como por exemplo o raio-x, o eletrocardiograma, o ecocardiograma, a tomografia computadorizada ou pela ressonância magnética para que se fazer uma avaliação de como vai o funcionamento do coração.

Além disso, podem ser também solicitados pelo médico alguns exames, como por exemplo o exame de sangue para poder ter uma detecção dos níveis de algumas substâncias no sangue que podem estar causando o problema no coração.

Outros tipos de exames que o cardiologista pode solicitar são o cateterismo (esses exames são capazes de visualizar o coração por dentro) e a biópsia do coração que pode ser feita durante o cateterismo para avaliar danos nas células cardíacas.

Como é feito o tratamento da cardiomegalia?

O tratamento para a cardiomegalia deve ser orientado por um especialista cardiologista e na maioria dos casos inclui o uso de medicamentos, colocação de marcapasso, e em casos mais avançados a cirurgia cardíaca e cirurgia de bypass coronário.

Conte com a ajuda da Unicallmed na busca por um cardiologista de confiança. Clique em [Link para a área de procurar médicos] e encontre o mais próximo de você!

Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário