Depressão tem cura ?
- 30 de outubro de 2024
- 0 Curtidas
- 248 visualizações
- 0 Comentários
O sentimento de tristeza se trata de uma emoção universal, que faz parte da vida de todo e qualquer ser humano. Ao longo da vida, todos nós passamos e enfrentamos momentos difíceis, como a morte de um ente querido, uma desilusão com relação a sentimentos amorosos, dificuldades em sentido financeiro, a perda de um emprego, e outras situações.
Nessas horas, é bem comum que a pessoa se sinta abalada por um determinado período de tempo. Mas a diferença dessa tristeza, que é algo transitório para a tristeza patológica, é que no primeiro caso as pessoas conseguem encontrar uma maneira de lidar ou de superar tais adversidades. Mas no caso de depressão, a tristeza se torna algo infindável, durando por vários e vários dias, até mesmo quando não há nenhuma razão aparente para se estar triste. Isso quer dizer que, a pessoa que sofre de depressão não tem a satisfação em executar atividades que antes proporciona prazer e alegria para ela, assim elas não têm nenhuma perspectiva de melhora.
Pelo fato de ser tão complexa, a depressão precisa de um tratamento feito por meio de acompanhamento de um especialista qualificado para isso. Casos onde a depressão está em seu estágio leve respondem bem ao tratamento psicoterápico, contudo, se o quadro já estiver mais avançado ou em um estágio mais grave, geralmente é solicitado pelo médico o uso de antidepressivos.
Não existe um tempo pré-definido para o tratamento da depressão, ela vai depender muito e varia de acordo com a situação de cada paciente. Normalmente, o tratamento deve acontecer em um período de médio ou longo prazo.
A depressão tem cura quando são tratados todos os seus aspectos, que são tanto os neurológicos como os psicológicos. Isso acontece por causa que os medicamentos auxiliam a realizar o controle de partes químicas e genéticas, entretanto também é de fundamental importância não se esquecer das questões emocionais, que também fazem parte do quadro da doença.
Justamente por causa disso o tratamento ocorre no período de médio e longo prazo, pelo fato da psicoterapia ser um trabalho constante e profundo, que traz resultados não de maneira repentina mas sim de pouco em pouco. Enquanto isso, esses medicamentos podem ter um impacto de curto prazo na saúde do paciente.
Portanto, podemos dizer que, a depressão tem cura e se for feito o tratamento certo o paciente poderá voltar a viver sua vida de forma normal e feliz. No caso de pessoas que já teve uma crise depressiva, no entanto, sempre deve estar ligado e se atentar para possíveis novos episódios da doença, por conta disso o acompanhamento psicoterapêutico é recomendado mesmo quando a pessoa já está curada da depressão.
Quais são as principais causas da depressão?
As principais causas da depressão geralmente estão ligadas a traços de personalidade ou então a fatores genéticos, porque essa doença pode ser causada por uma disfunção bioquímica do cérebro.
Ademais, outros fatores externos também podem estar ligados a provocação da doença.
Separamos abaixo alguns desses fatores principais fatores, podemos citar:
- Traumas sofridos na infância;
- Bastante estresse fisicamente e psicologicamente;
- Doenças sistêmicas;
- Uso deliberado de drogas lícitas ou ilícitas;
- Acontecimentos importantes, como a perda de um ente querido, divórcio, perda de emprego, e outros;
- Certos tipos de medicamentos.
- A depressão tem cura e é uma condição complexa, mas pode ser tratada de forma eficaz. Embora algumas pessoas possam sentir uma remissão completa dos sintomas, outras podem precisar de um manejo contínuo. O tratamento geralmente envolve terapia, medicamentos ou uma combinação de ambos. Além disso, mudanças no estilo de vida, como exercício e alimentação saudável, também podem ajudar. É importante buscar ajuda profissional para encontrar o melhor caminho para cada caso.
É importante sempre buscar a ajuda de profissionais qualificados, para isso conte com a Unicallmed.
Deixe o seu comentário