Busca avançada
  1. Home
  2. Dexametasona: para que serve?
Dexametasona: para que serve?

Dexametasona: para que serve?

  • 15 de setembro de 2022
  • 0 Curtidas
  • 416 visualizações
  • 0 Comentários

Para que serve a dexametasona?

A dexametasona tem potente ação anti-inflamatória, sendo muito utilizada para tratar diferentes tipos de alergias ou problemas inflamatórios do corpo, como artrite reumatoide, asma grave ou urticária, por exemplo.

Conhecido também como corticóide ou esteroide, esse tipo de fármaco tem alto poder anti-inflamatório e imunossupressor, e é uma versão sintética dos hormônios produzidos pelas glândulas suprarrenais (adrenais), localizadas na parte superior dos seus rins.

Deve ser usada com indicação médica, que deve receitar a melhor apresentação a ser utilizada, de acordo com a localização e o tipo de doença a ser tratada.

Como usar dexametasona?

A forma de uso e sua dosagem podem variar bastante, de acordo com o problema a tratar, a idade da pessoa e outros fatores do histórico de saúde. Assim, seu uso deve ser feito apenas com recomendação de um médico.

Serve para tosse?

A Dexametasona é um corticóide, portanto sua ação é anti-inflamatória. Os anti-inflamatórios não tratam a tosse, podem amenizar os sintomas quando eles são consequência de inflamação.

Quais os efeitos colaterais?

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento são: retenção de líquidos, insuficiência cardíaca congestiva, alcalose com diminuição de potássio no sangue, aumento da pressão arterial, fraqueza muscular, perda de massa muscular, osteoporose, fragilidade nos ossos, problemas gastrointestinais, atraso na cicatrização de feridas, fragilidade da pele, acne, manchas vermelhas na pele, hematomas, suor excessivo e dermatite, urticária ou angioedema.

Além disso, podem ainda ocorrer convulsões, aumento da pressão intracraniana, vertigem, dor de cabeça, depressão, euforia ou distúrbios psicóticos, alterações do sistema endócrino, distúrbios da visão, redução da imunidade, choque anafilático ou candidíase orofaríngea.

Também pode haver uma diminuição no número de linfócitos e monócitos no exame de sangue, assim como aparecimento de arritmias cardíacas, cardiomiopatia, reações alérgicas, tromboembolia, aumento de peso, aumento do apetite, náuseas ou mal estar.

Quanto tempo a dexametasona fica no organismo?

Após a última dose, o medicamento leva cerca de 30 dias para sair totalmente do seu corpo.

Acetato de dexametasona, para que serve?

É uma pomada antifúngica indicada para o tratamento dos mais variados tipos de doenças de pele (dermatoses), especialmente aquelas de origem alérgica como dermatite de contato, dermatite seborreica, dermatite atópica (espécie de eczema alérgico), entre outras.

Dexametasona para covid, funciona mesmo?

Apesar de ser um medicamento com potencial para o tratamento, a dexametasona até o momento não se mostrou eficaz no controle da infecção. éÉ usada apenas em casos que necessitam de oxigênio. Estudos ainda estão sendo feitos para avaliar a eficácia em pacientes hospitalizados.

Saiba alguns mitos e verdades relacionados à dexametasona!

Serve para dor de dente?

Mito. A dexametasona é usada como anti-inflamatório, não possuindo excelente poder analgésico. Na odontologia é usada no pré e pós-operatório.

Corta o efeito do anticoncepcional?

Mito. A dexametasona não corta o efeito do anticoncepcional nem aumenta o risco de uma gravidez.

A dexametasona incha o rosto?

Verdade. Um dos efeitos colaterais dos corticóides é o acúmulo de gordura em locais de rosto, pescoço e quadril.

Pode ser usada em micoses?

Verdade. Por ser um corticóide a dexametasona deve ser usada com cautela, aliviando a vermelhidão e coceira. Mas na maioria dos casos é usada de maneira inadequada podendo causar piora do quadro.

Pode ser usada na área externa da vagina?

Mito. Deve ser usada apenas na área da pele e por ser pomada de corticóide deve ser usada com indicação médica e por curtos períodos.

A dexametasona aplicada no pênis pode diminuir a testosterona?

Mito. A dexametasona não interfere na testosterona.

Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário