Qual a diferença entre terapeuta e psicólogo no tratamento da depressão?
- 5 de julho de 2022
- 1 Curtir
- 3454 visualizações
- 0 Comentários
Muitas pessoas acreditam que o psicólogo e o terapeuta são os mesmos profissionais. Essa confusão ocorre porque os dois profissionais atuam na área da saúde, sempre ajudando as pessoas a resolverem problemas emocionais e a viverem com mais leveza e alegria. Mas você sabia que existe uma grande diferença entre essas duas profissões? Continue lendo e confira!
A principal diferença entre um psicólogo e um terapeuta está na formação desses profissionais. O terapeuta, por exemplo, é aquele profissional formado em uma área com foco no auxílio à saúde humana, tanto física quanto psicológica. Além disso, alguns terapeutas também possuem formação técnica terapêutica.
Já o psicólogo é o profissional que possui um bacharel em Psicologia. O psicólogo pode atuar em diversas áreas e setores. Mas em geral, o psicólogo estuda e analisa todos os fenômenos psíquicos e comportamentais do ser humano por meio da análise de suas emoções, sentimentos, ideias e vontades. Por conta disso, existem psicólogos que atuam na área de psicoterapia e são popularmente chamados de terapeutas. Porém, os psicólogos que atuam em outros setores não são considerados terapeutas.
Como o terapeuta atua?
É impossível definir uma única categoria, pois cada terapeuta atua conforme a sua especialidade. Mas em geral o terapeuta atua em intervenções através do toque, para pessoas com problemas emocionais.
Uma das terapias mais difundidas entre os terapeutas é a acupuntura, técnica chinesa que trata várias condições, como sinusite, dores corporais, asma, enxaqueca, artrite e sintomas de transtornos mentais, através do estímulo oferecido pela colocação de agulhas em pontos específicos do corpo.
A massoterapia também é outra técnica de terapia amplamente conhecida. Nessa prática, partes do corpo são pressionadas pelas mãos do terapeuta para relaxar os músculos, aliviar dores crônicas, reduzir o estresse e auxiliar na recuperação de traumas físicos.
Outras práticas também reconhecidas são:
- Apiterapia;
- Aromaterapia;
- Arteterapia;
- Ayurveda;
- Biodança;
- Bioenergética;
- Constelação familiar;
- Cromoterapia;
- Dança circular;
- Geoterapia;
- Hipnoterapia;
- Homeopatia;
- Imposição de mãos;
- Medicina antroposófica;
- Meditação;
- Musicoterapia;
- Naturopatia;
- Osteopatia;
- Ozonioterapia;
- Plantas medicinais/fitoterapia;
- Quiropraxia;
- Reflexoterapia;
- Reiki;
- Shantala;
- Terapia Comunitária Integrativa;
- Terapia de florais;
- Termalismo/Crenoterapia;
- Yog.
O que um psicólogo faz?
A psicologia estuda a mente e o comportamento humano. Os estudos dessa área são diversos e podem ser classificados em vários sub-campos. Como áreas de desenvolvimento da mente humana, processos cognitivos, saúde, esportes e entre outros.
Sendo assim, a psicologia utiliza os comportamentos humanos como dados para analisar e estudar teorias de modo a entender como a mente funciona. Dessa forma, a psicologia consegue compreender quais são os procedimentos que podem provocar reações positivas e negativas na vida das pessoas.
O mercado de atuação de um psicólogo pode ser bem diverso. Conheça algumas das principais áreas:
- Psicologia Clínica;
- Psicologia do trabalho;
- Psicologia Educacional;
- Psicologia da saúde;
- Psicologia do trânsito;
- Psicologia Hospitalar;
- Neuropsicologia;
- Psicologia Social;
- Psicologia Jurídica;
- Psicomotricidade.
Qual a diferença entre terapeuta e psicólogo no tratamento da depressão?
O psicólogo é um profissional formado em Psicologia apto para tratar problemas e questões emocionais e psicológicas e a ajudar na resolução dos conflitos, obstáculos e dificuldades que muitas vezes temos em nossas vidas. O psicólogo é um profissional graduado com foco na raiz do problema, lidando com problemas mais graves e intensos.
O terapeuta não é necessariamente um psicólogo, mas é alguém que através de um curso de formação em uma técnica terapêutica específica se torna apto a exercer a terapia no caso da depressão.
Qual o papel da psicoterapia no tratamento da depressão?
A psicoterapia é o tratamento mais eficaz para a depressão. Pessoas depressivas que nunca tiveram contato com um psicólogo podem ter dificuldade para falar sobre os seus problemas. Por isso, para tornar as consultas mais confortáveis e proveitosas, o profissional recorre a técnicas psicológicas que se encaixem com o perfil de cada paciente, como a psicoterapia, onde a livre expressão é incentivada. Isso significa que os pacientes podem falar sobre o que quiserem e por quanto tempo quiserem.
Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!
Deixe o seu comentário