Busca avançada
  1. Home
  2. Doenças cardíacas: entenda como ter um coração saudável e quando ir ao cardiologista

Doenças cardíacas: entenda como ter um coração saudável e quando ir ao cardiologista

  • 6 de dezembro de 2021
  • 0 Curtidas
  • 498 visualizações
  • 0 Comentários

Segundo dados do Institutos Nacional de Cardiologista (INC), cerca de 30% das mortes no Brasil são consequência de doenças cardíacas, sendo a maior parte relacionada à hipertensão arterial.

A saúde do coração merece toda nossa atenção, não apenas para tratar as doenças, mas sobretudo preveni-la.

Entre os problemas mais comuns, estão o acidente vascular cerebral (AVC), seguido por infarto, parada cardíaca devido à insuficiência cardíaca e outras doenças causadas pela hipertensão.

Por isso, é muito importante se manter bem-informado para saber como ter um coração saudável. Veja, a seguir, 4 dicas importantes para manter o coração saudável!

Como ter um coração saudável e evitar Doenças cardíacas

01: Pratique atividades físicas

Doenças cardíacas
Doenças cardíacas: entenda como ter um coração saudável e quando ir ao cardiologista 3

As pessoas costumam procurar desculpas para não praticar atividade física, e a principal delas, é a falta de tempo.

A prática de atividades físicas é de grande importância para manter um coração forte e resistente, como sabemos o coração é um órgão muscular. Logo, quanto maior o estímulo, maior será a sua capacidade cardíaca.

A prática de atividade física, além de estimular uma vida mais saudável, ajuda com o emagrecimento, a eliminação de gordura e o melhor com fortalecimento cardíaco.

02: Fique atento a sua alimentação

Não é novidade para ninguém que uma boa alimentação traz vários benefícios para a saúde, mas manter uma boa alimentação muitas vezes requer um processo de reeducação, uma alimentação saudável proporciona nutrição necessária ao organismo e reduz a probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares.

O mais indicado é buscar a ajuda de um profissional nutricionista para estabelecer uma dieta balanceada, incluindo vegetais, legumes e frutas.

03: Abandone o cigarro

Muitas pessoas têm o hábito de fumar e isso resulta em diversas doenças, inclusive as cardíacas.

O cigarro ataca diretamente o endotélio e interfere na produção de óxido nítrico, devido a isso as artérias ficam mais vulneráveis e tendenciosas ao acúmulo de gordura podendo provocar o entupimento delas.

04: Realize exames periódicos

Doenças cardíacas
Doenças cardíacas: entenda como ter um coração saudável e quando ir ao cardiologista 4

O mais indicado é que sejam feitos exames periódicos para comprovar a saúde do seu coração.

Na consulta médica é feita aferição da pressão arterial e ausculta para que os batimentos cardíacos sejam verificados.

O médico cardiologista pode requisitar alguns outros exames mais abrangentes, como: teste ergométrico, ecocardiograma, eletrocardiograma entre outros.

Uma pessoa pode se enquadrar em um grupo de risco por vários fatores, como por exemplo o histórico familiar, o indivíduo pode desenvolver problemas cardíacos ao longo da vida ou já nascer com esses problemas.

Pessoas que fazem parte desse grupo, os exames periódicos são fundamentais.

As consultas cardiológicas devem ser feitas sempre que sintomas como cansaço constante e dor no peito surgirem, visto que esses sinais podem indicar alterações no coração.

Equipe UnicallMed

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário