Busca avançada
  1. Home
  2. É normal sair secreção da mama?
É normal sair secreção da mama?

É normal sair secreção da mama?

  • 30 de agosto de 2022
  • 0 Curtidas
  • 431 visualizações
  • 0 Comentários

É normal sair secreção da mama?

A secreção da mama pode ocorrer normalmente durante as últimas semanas de gravidez e após o parto, quando o leite materno é produzido.

Essa secreção também pode ser normal em mulheres que não estão grávidas ou amamentando, especialmente durante os anos férteis. Por exemplo nas mulheres, carícias, amamentação, irritação da roupa ou excitação sexual podem estimular uma secreção da mama, assim como o estresse. Porém, a secreção da mama em homens é sempre uma anomalia.

Mas existem outros tipos de secreções, as preocupantes são aquelas incolores (água cristalina) ou com sangue, elas saem geralmente de um único ducto de uma das mamas, e podem ser sinal de câncer.

Se você tem dúvida sobre a cor do líquido, uma dica é colocar um lenço branco no mamilo, caso as secreções fiquem amarelas, marrom ou esverdeadas geralmente não estão relacionadas com o câncer, isso ocorre quando o ducto mamário se alarga, ou seja, fica dilatado, o que faz com que o material secretado fique contido no interior.

Quais são os sinais de problema com a secreção da mama?

Sangue na secreção: isso pode ser sinal de papiloma (lesão não cancerosa) ou da presença de um nódulo em um dos dutos mamários, o que pode ser sinal de câncer. Se esse for o seu caso, não hesite em procurar um médico.
Secreção da cor esverdeada: caso a secreção tenha cor verde escuro, isso pode ser sinal de um cisto nos mamilos, nesse caso, é recomendável procurar um médico e fazer um ultrassom mamário.

Secreção em apenas uma mama: se apenas um dos seios soltar a secreção é de apenas um ponto das mamas, não está necessariamente ligado a uma doença, mas é interessante procurar um médico especialista para que o diagnóstico seja feito de modo correto.

Quais as causas da secreção no mamilo?

A saída de líquido branco dos seios pode ser considerada uma situação normal quando a mulher está no início da gestação – às vezes sem nem saber que está grávida – ou então, após o período de amamentação, isso se deve à regulação hormonal oscilante nestes períodos.

As causas mais comuns para a secreção nos mamilos são:

  • Um tumor benigno em um duto de leite (papiloma intraductal);
  • Dutos de leite dilatados (ectasia do ducto mamário);
  • Alterações fibrocísticas, incluindo dor, cistos e nódulos gerais;
  • Uma infecção ou abscesso na mama;

Quais são os exames que avaliam a saúde das mamas?

Para averiguar a causa da secreção da mama, o médico pode solicitar a realização de alguns exames, como:
Mamografia: é um raio-x da mama, que pode ser feito como parte do acompanhamento médico periódico ou para investigar um sinal de câncer;

Ultrassonografia da mama: exame que usa ondas sonoras para criar imagens dos tecidos dentro da mama;
Ductografia: dilatação dos ductos da mama que ajuda o médico identificar a possível causa e origem da secreção da mama;

Biópsia da mama: retirada de uma pequena amostra dos tecidos da mama para análise laboratorial.
Se você apresentar secreção na mama ou qualquer outro tipo de alteração nos seios, procure um médico mastologista para ter o diagnóstico correto do problema o mais cedo possível.

Quais os tratamentos para a secreção do mamilo?

O tratamento para quem tem excesso de prolactina são medicamentos que inibem a produção desse hormônio. Em casos raros, há necessidade de cirurgia para retirada do tumor, quando existe.

Segundo os médicos, a operação só é indicada quando a doença provoca outros problemas, como de visão. Se um tumor não canceroso ou distúrbio estiver causando uma secreção em uma das mamas, o duto do qual a secreção é proveniente poderá ser removido, esse procedimento exige apenas anestesia local e geralmente não precisa de internação hospitalar.

Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário