Garganta inflamada: pode ser covid?
- 29 de junho de 2022
- 0 Curtidas
- 5413 visualizações
- 0 Comentários
Garganta inflamada: Pode ser Covid?
Embora menos comum, a dor de garganta também é um dos sintomas da Covid-19. Caso venha acompanhada de:
- Diarreia;
- Dores e desconfortos;
- Dor de cabeça;
- Olhos vermelhos ou irritados.
- Irritações na pele ou descoloração dos dedos dos pés ou das mãos
Porém, além da Covid-19, a dor de garganta pode estar associada à resfriado, faringite, amigdalite e infecção do trato respiratório superior.
Faringite:
A faringite é uma inflamação que acomete a faringe. Ela pode ser causada por bactérias ou vírus (na maioria dos casos). Os vírus mais frequentes são: adenovírus, rinovírus, vírus da parainfluenza, doença mão-pé-boca, herpes simplex, epstein-barr e HIV.
Em muitos casos, é comum que a inflação da faringe atinja também as amígdalas, tendo como sintomas mais comuns:
- Febre;
- Tosse;
- Coriza;
- Dores no corpo;
- Dor de garganta;
- Dificuldade para engolir alimentos sólidos;
- Pode haver formação de secreção purulenta nas amígdalas;
- Aumento dos linfonodos, gânglios localizados no pescoço e atrás das orelhas.
Amigdalite:
A amigdalite é a inflamação das amígdalas, duas estruturas arredondadas e carnudas situadas nas extremidades entre o céu da boca e a língua. Quando inflamadas as amígdalas incham e, nos quadros causados por uma infecção bacteriana, podem ficar até com pus.
Prednisona serve para garganta inflamada?
A prednisona tem ação anti-inflamatória e anti-alérgica principalmente, sendo assim apropriada para alguns tipos de inflamação da garganta.
Porém, em quadros de garganta inflamada, vários fatores podem contribuir para a causa, como: alérgicos, virais, bacterianos ou causados por refluxo do estômago. Por isso, não se medique em casa, procure um médico para o diagnóstico e prescrição correta!
Garganta inflamada com pus, o que significa?
A presença de pus na garganta inflamada é uma alteração relativamente comum, relacionada com o desenvolvimento de uma infecção na garganta.
Normalmente, esse tipo de infecção é acompanhado de febre, cansaço excessivo e mal estar geral. Porém, embora relativamente comum, a presença de pus deve ser avaliada por um médico!
Atenção! Não tente retirar o pus da garganta com o dedo ou cotonete. Fazer isso pode contribuir na formação de novas lesões, piorar a dor e facilitar o agravamento da infecção.
Quais são os antibióticos para garganta inflamada?
Os principais antibióticos que podem ser recomendados para o tratamento da garganta inflamada são:
Amoxicilina:
A amoxicilina é um antibiótico indicado para tratar infecções causadas por bactérias. No entanto, embora comum e muito conhecida, a recomendação da amoxicilina deve ser feita por um médico.
Azitromicina:
A azitromicina é um antibiótico indicado para inflamações causadas por bactérias ou por vírus.
Eritromicina:
A eritromicina impede o crescimento de bactérias, combate infecções respiratórias e é uma das opções para tratar inflamações na garganta, como amigdalite.
Clindamicina:
Sendo indicada para tratar infecções, a clindamicina é um antibiótico que diminui ou impede o crescimento de bactérias e é indicada para o tratamento de infecções como amigdalite, faringite ou laringite.
Cefalexina:
A cefalexina é um antibiótico que mata e impede o crescimento das bactérias, podendo ser indicada no tratamento de inflamações na garganta causadas por bactérias, como a faringite.
Garganta inflamada só de um lado, o que pode ser?
Não é comum. Em geral, quando a inflamação na garganta causada por bactérias está nos estágios iniciais, pode ser que a dor se concentre em um lado só.
Mas nesses casos é bom retornar com o Otorrino pois pode indicar uma Angina de Plaut Vincent, que é uma infecção bacteriana diferente das amígdalas e exige tratamento especial.
Vale lembrar também, que tumores de garganta geralmente são localizados, ou seja, unilaterais e merecem atenção!
Garganta inflamada por causa do refluxo, o que fazer?
Uma das causas da doença do refluxo é o mau funcionamento do esfíncter esofágico, que não se contrai da maneira correta para bloquear o retorno do suco gástrico.
Entre os sintomas mais comuns do refluxo gastroesofágico, temos a queimação no esôfago. Essa sensação se dá, sobretudo, porque o paciente tem a impressão de que o alimento ficou preso na garganta e não consegue nem descer para o estômago e nem voltar para a boca. E como resultado o paciente pode apresentar dores na garganta.
O que fazer nesses casos?
Uma atitude prática é beber bastante água gelada. A água gelada diminui a inflamação e causa certa anestesia local até o ácido ser clareado na garganta.
Lembre-se: é importante procurar um médico, essa condição precisa ser tratada com uso de medicamentos.
Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!
Deixe o seu comentário