Busca avançada
  1. Home
  2. Ibuprofeno: o que é, para que serve e quais indicações?
Ibuprofeno: o que é, para que serve e quais indicações?

Ibuprofeno: o que é, para que serve e quais indicações?

  • 30 de agosto de 2022
  • 0 Curtidas
  • 484 visualizações
  • 0 Comentários

Ibuprofeno: o que é?

O Ibuprofeno é um medicamento anti-inflamatório que é indicado para o aliviar a febre e a dor em determinadas regiões, como por exemplo: dores na cabeça, dor muscular, dor de dente, enxaqueca e cólicas do período menstrual, pelo fato dele agir por diminuir a produção de substâncias inflamatórias presentes no corpo.

Ademais, esse medicamento também pode ser usado para aliviar as dores corporais ou febre no caso de sintomas de gripe e resfriado normal. Pode ser encontrado na maioria das farmácias ou em drogarias em forma de comprimidos, gotas, cápsulas gelatinosas ou suspensão oral, com os nomes comerciais de Advil, Buscofem ou Ibuprotrat, ele pode ser encontrado também como genérico sob a designação “ibuprofeno”.

Esse medicamento pode ser ingerido tanto por adultos como por crianças com mais de 6 meses de idade, e deve ser usado apenas com indicação e orientação de um médico.

Para que serve?

O medicamento, por conta de agir como um anti-inflamatório, analgésica e antitérmica, é solicitado para reduzir e aliviar a dor de intensidade leve a moderada, como por exemplo:

Dores na cabeça;
Dores na garganta;
Dor de dente;
Desconforto nas costas;
Cólica menstrual;
Dor muscular; e outras.

Ademais, o medicamento também pode ser utilizado no tratamento de doenças reumáticas, como por exemplo a artrite reumatóide, osteoartrite ou reumatismo articular. Esse remédio deve ser usado de acordo com uma indicação médica, que deve orientar as doses e o tempo de tratamento de maneira individual para cada pessoa, dependendo assim de qual é a condição a ser tratada.

Como tomar?

O ibuprofeno deve ser consumido por meio da via oral, de maneira especial depois de realizar uma refeição, ou com leite, para prevenir que se tenha uma irritação no estômago.

As doses recomendadas do ibuprofeno vão depender da idade, a condição que irá ser tratada e a apresentação do remédio, separamos abaixo duas delas, confira:

1. Ibuprofeno gotas pediátricas 50mg/mL:

O ibuprofeno em gotas pediátricas contém 50 mg de ibuprofeno para cada 1 mL da solução, e deve ser usado por crianças que têm mais de 6 meses de idade.

As doses na maioria das vezes recomendadas do ibuprofeno gotas pediátricas 50 mg/mL são: Para crianças a partir dos 6 meses a dose na maioria das vezes é recomendada de 1 a 2 gotas por cada 1 kg de peso da criança, administradas 3 a 4 vezes por dia, devem ser tomadas em um período de 6 a 8 horas, ou de acordo com a prescrição do pediatra.

É fundamental que se utilize o ibuprofeno em gotas com a solicitação de um médico pediatra, que pode calcular a dose correta para a criança baseando-se no seu peso e idade, de maneira individualizada. O tempo de tratamento com o ibuprofeno deve também sempre ser orientado pelo médico.

2. Ibuprofeno gotas 100 mg/mL:

O ibuprofeno gotas oral possui 100 mg de ibuprofeno para cada 1 mL da solução, e pode ser consumido por crianças que têm mais de 6 meses de idade. É necessário que se agite o frasco antes de usar.

As doses geralmente solicitadas de ibuprofeno suspensão oral 100 mg/mL são: Para crianças a partir dos 6 meses de idade a dose geralmente recomendada é de 1 gota por cada 1 kg de peso da criança, deve ser tomada 3 a 4 vezes por dia, em um período de 6 a 8 horas, ou conforme orientação dada pelo pediatra.

Já no caso dos adultos a dose na maioria dos casos recomendada é de 20 a 80 gotas, o que equivale a 200 a 800 mg, que devem ser administradas de 3 a 4 vezes por dia.

Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário