Busca avançada
  1. Home
  2. Infecção Renal: quais os sintomas, causas e tratamentos?
Infecção Renal: quais os sintomas, causas e tratamentos?

Infecção Renal: quais os sintomas, causas e tratamentos?

  • 11 de julho de 2022
  • 0 Curtidas
  • 514 visualizações
  • 0 Comentários

O que é a infecção renal?

A infecção renal que é também conhecida como pielonefrite é uma infecção que ocorre no trato urinário, e o seu principal agente causador consegue chegar aos rins e provocar inflamação deles, resultando dessa forma no surgimento de alguns sinais e sintomas como: cólicas renais, urina com mau cheiro, febre constante e dores ao urinar.

A infecção renal pode ser causada por algumas bactérias, como a Escherichia coli (E. Coli), também por alguns fungos da espécie Candida, e até mesmo por vírus.

Geralmente, essa doença é consequência de uma infecção na bexiga que por sua vez se estende por um maior período de tempo, e que faz com que os micro-organismos responsáveis pela infecção consigam chegar até os rins, provocando assim a inflamação.

È importante que a infecção renal seja diagnosticada e tratada da maneira correta o quanto antes, dessa forma pode evita-se que desenvolvam lesões graves nos rins ou que sejam provocadas septicemia, em que o micro-organismo consegue chegar na corrente sanguínea e dessa forma se espalhar para diferentes partes do corpo, causando infecção e podendo colocar a vida em risco.

Quais os principais sintomas da infecção renal?

A infecção renal aguda pode apresentar sintomas de maneira totalmente inesperada e intensa, e geralmente acabam desaparecendo ao fim de alguns dias.
Já a infecção renal crônica pode ser que não apresente sintomas, sendo a infecção que se desenvolveu com o passar do tempo e, caso não seja tratada, pode evoluir para a insuficiência renal.

Separamos alguns dos principais sintomas da infecção renal, confira abaixo:

  • Dores, como cólica;
  • Fortes dores no “fundo” das costas;
  • Dificuldades para urinar;
  • Dor ou ardência ao urinar;
  • Vontade de urinar frequente e em pequenas quantidades;
  • Urina com mau cheiro;
  • Febre constante;
  • Calafrios;
  • Náuseas;
  • Ânsias de vômitos.

Caso demonstre algum destes sintomas acima de modo frequente, procure ajuda de um médico urologista ou nefrologista, esse especialista irá fazer o diagnóstico da doença através da avaliação dos sintomas. O médico também deverá fazer um exame físico, como o de palpação e percussão na região lombar, além de fazer o exame de urina para verificar a presença de sangue ou de células brancas.

A infecção renal pode ocorrer na gravidez?

A infecção renal na gravidez é muito comum e geralmente é consequência de uma infecção prolongada na bexiga.
Na gravidez, há um aumento dos níveis de hormônios no corpo, como a progesterona, que tem como consequência o relaxamento do trato urinário, tornando mais fácil a entrada de bactérias na bexiga, onde se multiplicam e podem causar até mesmo a inflamação do órgão.

Nos casos em que a infecção não é diagnosticada ou tratada da maneira correta e eficaz, os micro-organismos continuam se proliferando cada vez mais e começam a subir no trato urinário, até atingir os rins provocando assim a sua inflamação.

O tratamento da infecção renal durante o período de gravidez pode ser feito por meio de antibióticos que não causem danos ao bebê.

Quais as causas da infecção renal?
Uma das causas mais frequentes da infecção renal é por conta da infecção causada pela bactéria Escherichia coli, que vive no intestino, mas pode ser movida da região anal para os órgãos genitais quando a higienização não acontece de forma adequada após eliminar as fezes ou após ter contato íntimo.

Ela também pode ser provocada por um fungo, conhecido como Candida albicans, esse fungo pode se multiplicar e entrar na uretra, subindo até os rins quando ocorre um descontrole da flora vaginal.

Além disso, pedra nos rins, diabetes ou sistema imunológico fraco, podem aumentar o risco do desenvolvimento de uma infecção renal.

Como é feito o tratamento da infecção renal?
O tratamento mais eficaz para as infecções renais crônicas se faz por meio da eliminação das suas causas, para isso são usados alguns medicamentos, como os antibióticos.

Durante o tratamento da infecção renal, é importante ingerir grandes quantidades de água para facilitar o tratamento e a cura da doença.

Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário