Busca avançada
  1. Home
  2. Micose no pé: o que é, quais as causas e tratamento.
Micose no pé: o que é, quais as causas e tratamento.

Micose no pé: o que é, quais as causas e tratamento.

  • 6 de julho de 2022
  • 0 Curtidas
  • 544 visualizações
  • 0 Comentários

O que é a micose no pé?

A micose no pé, é também chamada de frieira, pé-de-atleta, ela é definida como um tipo de infecção que é provocada pelo fungo do gênero Trichophyton que está presente na pele e não causa nenhum sintoma em uma pele íntegra, mas ao encontrar um local úmido e quente, ele pode se proliferar de forma rápida provocando assim coceira, vermelhidão, descamação e mau cheiro, sendo principalmente notada sua presença entre os dedos do pé.

Existe sim uma cura para a frieira, porém o seu tratamento pode durar algumas semanas, sendo realizado por meio de pomadas antifúngicas que podem ser compradas na farmácia e são aplicadas no local de acordo com o que for recomendado pelo dermatologista.

É de fundamental importância que se faça o tratamento para poder eliminar a coceira e o desconforto, evitando assim que o seu quadro acabe piorando ou que surjam outras infecções na pele.

Quais os principais sintomas da micose no pé (frieira)?

Os principais sintomas da frieira começam a aparecer a partir do momento em que o fungo começa a se proliferar no local, o que ocorre com mais facilmente quando a pessoa pisa no chão molhado de vestiários e piscinas, por exemplo, e não enxuga o pé corretamente ou passa longos períodos usando meias ou sapatos abafados.

Isso faz com que a região entre os dedos fique úmida e quente, favorecendo assim o desenvolvimento do fungo.

Separamos abaixo alguns dos principais sintomas da frieira, confira:

  • Coceira na região afetada;
  • Descamação da pele;
  • A área afetada pode ficar esbranquiçada;
  • Ardor no local;
  • Mau cheiro.

É importante que caso apresente alguns desses sintomas, a pessoa consulte um médico dermatologista para que seja possível iniciar o tratamento mais adequado, que geralmente é realizado com pomadas antifúngicas.

É importante também priorizar a busca por profissionais qualificados e de confiança, que sempre estarão dispostos a oferecer o melhor tratamento. Pensando nisso, a unicallmed reuniu excelentes profissionais da saúde para que os pacientes sejam atendidos de forma individualizadas e tenham um tratamento eficaz.

Como é feito o tratamento da micose?

O tratamento para micose de pé tem como objetivo principal eliminar o fungo que está presente de maneira excessiva e aliviar os sintomas, sendo fundamental que um médico dermatologista seja consultado para que seja indicado o melhor tratamento possível.

É importante que o tratamento seja feito até o fim, mesmo que os sintomas desapareçam, pois dessa forma é possível que se tenha a garantia da eliminação por completo do fungo.

Pomadas para frieira:
As pomadas com antifúngicos são frequentemente indicadas em casos de tratamento da frieira, elas podem ser recomendadas pelo especialista, que geralmente indica o uso de pomadas contendo cetoconazol, fluconazol ou isoconazol, que devem ser aplicadas 2 a 3 vezes por dia durante 4 semanas, ou de acordo com a recomendação médica.

Tratamento caseiro:
Um excelente tratamento caseiro para a frieira consiste em fazer uma aplicação de um dente de alho fresco amassado diretamente na frieira e deixar atuar por, mais ou menos, uma hora de relógio. O alho vai auxiliar no combate da proliferação de micro-organismos na pele, tendo assim um excelente efeito, mas, para isso é necessário que esteja fresco, seja bem amassado e esteja em contato direto com a área afetada pelo fungo, por isso pode ser uma boa opção calçar uma meia para segurar o alho no local desejado.

Algumas pessoas podem apresentar hipersensibilidade ao alho. Dessa forma, caso sinta queimação no local ou se surgirem outros sinais de inflamação, como por exemplo vermelhidão ou inchaço no local afetado, deve-se retirar o alho do local e lavar a pele com água fria. Idealmente, o alho não deve ser aplicado por mais de 1 hora.

Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário