Busca avançada
  1. Home
  2. Nova variante do Covid-19 Ômicron: o que é e os principais sintomas!
Nova variante do Covid-19 Ômicron: o que é e os principais sintomas!

Nova variante do Covid-19 Ômicron: o que é e os principais sintomas!

  • 10 de novembro de 2021
  • 0 Curtidas
  • 539 visualizações
  • 0 Comentários

O mundo ainda vivencia um dos seus piores momentos, a Covid-19 foi e tem sido um desafio para cientistas e toda a comunidade médica. Mesmo assim, várias vacinas foram fabricadas e o vírus da Covid-19 pôde ser controlado.

Contudo, as variantes têm preocupado as pessoas, em especial a variante ômicron. Portanto, neste artigo abordaremos as principais dúvidas sobre essa variante e quais os sintomas que ela pode ocasionar.

Quais os principais sintomas da variante ômicron?

Nova variante do Covid-19 Ômicron: o que é e os principais sintomas! 2

Segundo as observações e primeiras impressões dos médicos da África do Sul, a variante Ômicron (B.1.1.529) do coronavírus SARS-CoV-2 demonstrou ter sintomas leves, a ausência do sintoma da perda de olfato e paladar também foi vista, mas ainda não é algo que esteja 100% confirmado pelos especialistas.

As informações são preliminares, portanto, configura-se ainda como sendo muito cedo para afirmar quais são os sintomas e também sobre a eficácia das vacinas produzidas até agora para essa variante do coronavírus.

Apesar de uma ampla divulgação sobre a doença e afirmações que dizem que a variante ômicron só possui sintomas leves, os cientistas revelam que divulgar algo nessa perspectiva pode ser irresponsável, pois ainda não se sabe tudo sobre essa variante.

Mas como identificar essa variante?

A confirmação e o diagnóstico só podem ser feitos através de um exame, por outro lado, os sintomas são bastante parecidos com os da Covid-19, por isso, é preciso muita atenção e cuidado quando sentir qualquer um deles, mesmo que o indivíduo já tenha sido vacinado com as duas doses da vacina para o coronavírus.

Principais sintomas da variante ômicron:

  • Tosse seca;
  • Febre;
  • Suores noturnos;
  • Muitas dores no corpo;
  • Garganta arranhando;
  • Cansaço.

O que os profissionais da saúde e os cientistas sabem até agora?

Nova variante do Covid-19 Ômicron: o que é e os principais sintomas! 3

A variante ômicron foi detectada até a última quarta-feira, 01 de dezembro, em três pacientes no Brasil. O terceiro já havia tomado duas doses da vacina para a Covid-19, mas ao chegar no aeroporto testou positivo e um sequenciamento genético foi administrado pelo Instituto Adolfo Lutz.

Para esse caso, o paciente não apresentou sintomas, por isso, é de extrema importância a não divulgação de informações equivocadas sobre os efeitos da doença no corpo humano, é o pedem os especialistas.

O Brasil até o momento fechou as fronteiras com seis países com o intuito de controlar a entrada da variante. Nessa fase, a espera é por mais informações sobre a variante a fim de manter as pessoas livres de contaminação.

A Unicallmed ressalta a importância das vacinas e também da continuidade do uso da máscara e do álcool em gel. Em um período tão complexo, é inegável que a prevenção é o melhor remédio para evitar a contaminação.

Em casos de suspeita de contaminação ou apresentação de sintomas equivalentes aos de uma gripe comum, não espere muito tempo até contactar um profissional da saúde e obter auxílio e suporte especializado.

Equipe Unicallmed

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário