Busca avançada
  1. Home
  2. O que é a medicina da família e comunidade?
O que é a medicina da família e comunidade?

O que é a medicina da família e comunidade?

  • 13 de setembro de 2019
  • 1 Curtir
  • 852 visualizações
  • 0 Comentários

A especialidade médica conhecida como a medicina da família e comunidade é a área que se compromete em cuidar dos seus pacientes ao longo da vida, independentemente de algum problema de saúde, do sexo, da idade, ou do órgão que foi atingido por alguma doença.

Esse profissional da família pretende realizar o atendimento das pessoas, famílias e comunidade de forma geral, por meio de especialidades preventivas e terapêuticas. Esse médico não se preocupa somente com as doenças, ele também se compromete a verificar possíveis causas que podem ser relativas até mesmo ao ambiente doméstico, isso ajuda e auxilia o trabalho do profissional, quando se conhece a realidade das famílias que ele está lidando.

A medicina de família e comunidade também pode ser reconhecida e abreviada como: (MFC), como já vimos acima essa é a especialidade médica que foca em trabalhar na atenção básica de famílias e pessoas na comunidade, que é o nível de atenção à saúde mais fácil de a população aderir, e tem como uma de suas característica a densidade tecnológica baixa, isso quer dizer que a atenção básica à saúde não necessita dos aparelhos mais modernos disponíveis, pois está focado em outras questões.

Existe uma estimativa que até 90% das muitas solicitações em relação à saúde podem ser solucionadas por médicas e médicos de família e comunidade dentro do que está encaixado a atenção primária à saúde  sem a necessidade de ser encaminhado para outros serviços.

Essa especialidade é responsável por atender pessoas de todas as idades, desde os bebês recém nascidos, auxiliando também as crianças, os adultos, as gestantes e os idosos.

Essa medicina é certamente capacitada para cuidar dos mais comuns problemas relacionados à saúde, e que têm um grande  impacto para a população.

Outra importante questão dessa especialidade é a imensa preocupação para com medidas de prevenção de doenças e da melhoria no bem-estar e qualidade de vida dos pacientes. Por conta disso, o estímulo para levar uma vida saudável e os exames de rastreio são importantes técnicas para a Medicina de família e comunidade

As visitas em domicílio e as atividades com a comunidade fazem parte da rotina de um especialista dessa área.

Por que devo procurar um médico de família e comunidade?

Pensando em evitar um cenário de muitas doenças, hoje é possível ter o atendimento dos médicos de família. Separamos algumas das razões para você procurar um médico da família e comunidade. Veja abaixo:

  • Esse especialista é capacitado em diferentes áreas da saúde:
  • Esse médico é bastante qualificado em diferentes áreas médicas e pode acompanhar o paciente por toda a vida, assim como a sua família. Ele tem como objetivo fazer diagnósticos preventivos para não provocar situações de emergência.
  • O compromisso com o paciente vem em primeiro lugar:
  • O médico de família tem a responsabilidade e obrigação de estar atento para resolver qualquer problema de saúde em qualquer pessoa, independente da idade ou do seu sexo.
  • O médico de família te ajuda a ter uma boa qualidade de vida

O paciente será acompanhado por uma equipe de saúde e as consultas são feitas com tranquilidade e de forma individualizada, o especialista tem uma boa conversa com o paciente sobre todo o seu histórico e estilo de vida, criando assim uma relação de confiança entre médico e paciente.

Mitos e verdades sobre a medicina da família e comunidade:

Separamos as principais dúvidas e mitos quando se trata de medicina da família e comunidade, confira abaixo:

. A medicina de família e comunidade pode lidar com praticamente todos os problemas de saúde dos pacientes?

Verdade! Esses especialistas são capacitados para atender pacientes de todas as idades e podem lidar com até 90% dos problemas de saúde

. O modelo de saúde de médicos de família não existe no Brasil?

Falso! Esse método vem começando a ganhar espaço no Brasil. Não é bom apenas para evitar gastos desnecessários, mas também para oferecer uma melhor assistência para o paciente.

. O Médico de Família auxilia na promoção da saúde?

Verdade! O objetivo dessa especialidade é conhecer e acompanhar os pacientes durante a vida deles. Portanto, o médico não foca especificamente na doença, mas no cuidado geral do paciente.

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário