O que é a medicina do trabalho?
- 13 de setembro de 2019
- 3 Curtidas
- 3710 visualizações
- 0 Comentários
A medicina do trabalho é a especialidade que tem a responsabilidade de trabalhar para prevenir doenças no âmbito profissional e trabalhista e controlar os riscos ambientais.
Esta área está ligada diretamente às leis do governo que dizem que as empresas devem cumprir a promoção de saúde do trabalhador. As normas desta especialidade tem como objetivo fazer com que o trabalhador exerça a sua função de forma segura sem que sua saúde e qualidade de vida estejam comprometidas.
Tempos atrás as empresas cumpriam com suas obrigações ligadas à medicina ocupacional para conseguir driblar as multas violentas, hoje em dia, as empresas devem estar mais conscientizadas a respeito desse assunto. Isso vai prevenir e evitar que exista algum agravamento na saúde do trabalhador, por conta de acidentes ou doenças diretamente ligadas às funções exercidas no trabalho.
A área da medicina do trabalho pode ser conhecida também como a especialidade médica que trata das relações entre a saúde dos homens e mulheres trabalhadores e de seu trabalho.
Este médico deve trabalhar visando não apenas a prevenção das doenças e dos acidentes do trabalho, mas também deve trabalhar em relação à melhora da saúde e da qualidade de vida dos pacientes.
Os campos em que a medicina do trabalho atua são grandes, ultrapassando o âmbito convencional da prática médica. Podemos dizer que essa especialidade tem preferência em campos específicos, como a rede pública de serviços de saúde, no desenvolvimento das ações do trabalhador, na perícia médica social, ações civis e ações da promotoria pública, consultoria privada no campo de segurança de trabalho, entre outros.
Além disso, o médico do trabalho tem a obrigação de também estar atento para saber o que acontece no mundo dos trabalhadores e estar sintonizado em seus aspectos sociológicos, políticos, tecnológicos e demográficos.
Garantir a boa saúde do trabalhador, que é o bem maior de qualquer empresa, é o objetivo principal desse especialista.
Quais são os exames comuns solicitados pelo médico do trabalho?
Separamos alguns dos principais exames solicitados pelo médico do trabalho, confira:
- Eletrocardiograma em repouso
- Espirometria ocupacional
- Eletroencefalograma ocupacional
- Audiometria
- Acuidade visual
Estes exames são básicos e regulares , alguns outros que podem ser solicitados vão depender da avaliação individual de cada paciente:
Existem também os exames admissionais e demissionais, esses são os exames feitos para contratar um empregado ou para o seu desligamento da empresa, são exames importantes para dizer a qualidade de saúde na entrada e saída de um funcionário, de forma que mostre se o trabalhador sofreu algum dano durante o período em que prestou serviço à empresa.
Mesmo que a empresa tenha apenas um funcionário, também devem se atentar às normas de segurança e medicina do trabalho. Os exames de admissão e demissão são obrigatórios para qualquer trabalhador que seja registrado na carteira de trabalho.
Normalmente, a empresa tem um contrato com uma clínica especializada em medicina do trabalho, facilitando que os funcionários realizem as suas consultas.
Como é uma consulta com o médico do trabalho?
A consulta com esse especialista será realizada da seguinte maneira: será feita uma entrevista com o funcionário para avaliar quais são as atividades exercidas por ele na empresa, o médico irá perguntar também sobre como é a sua rotina, além de fazer alguns exames simples, como por exemplo: exame de pressão, avaliar seu peso e altura.
Esse profissional também poderá solicitar exames ocupacionais complementares, além da verificação clínica, dependendo da condição física e da saúde do trabalhador.
Mitos e Verdades sobre medicina do trabalho:
Quando o assunto é medicina do trabalho surgem muitas dúvidas, e estamos aqui para esclarecer algumas delas para você, por isso separamos as principais dúvidas sobre medicina do trabalho, confira abaixo:
. Saúde ocupacional não é exigido por lei?
Falso! A saúde ocupacional é algo exigido por lei desde o ano de 1977.
. A medicina do trabalho é uma área que não dá retorno para a empresa?
Falso! Se não houver acidentes, não vai haver problemas com falta de funcionários e indenizações, sem indenizações, menos gastos.
. Todo mundo precisa ter Cipa?
Verdade! Segundo o ministério do trabalho, todas as empresas precisam ter Cipa ( Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).
Deixe o seu comentário