O que é a radiologia e diagnóstico por imagem?
- 20 de abril de 2022
- 0 Curtidas
- 3551 visualizações
- 0 Comentários
A radiologia e diagnóstico por imagem é a especialidade médica que tem a função e a responsabilidade de investigar possíveis problemas no corpo.
Para fazer a identificação dessas doenças, ela usa algumas ferramentas, sendo as mais comuns dela, o raio-X, o ultrassom e a ressonância magnética.
Este tipo de medicina proporciona um diagnóstico e avalia as fraturas de ossos, as lesões musculares, os tumores e as doenças neurológicas.
A radiologia é aplicada em todas as áreas da medicina, isso acontece por que ela permite a realização de diagnósticos precisos e eficazes e descobertas de doenças que ainda não se desenvolveram e estão em fase inicial.
O profissional que atua nesta área é chamado de radiologista. Nos últimos tempos a radiologia passou a ser conhecida como radiologia e diagnóstico por imagem, em decorrência de alguns outros exames e diagnósticos que ela abrange e que não necessariamente fazem o uso da radiação, o que observamos no caso dos exames de ultrassonografia e ressonância magnética.
Como foi falado acima a radiologia também traz benefícios para outras áreas medicinais, separamos alguns desses benefícios, confira:
Pode esclarecer ou até mesmo determinar a necessidade de uma cirurgia
Em relação a cirurgia, traz menos riscos para o paciente, reduz o tempo em relação aos procedimentos e a recuperação.
Orienta visualmente o tratamento de condições como doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais
Tem a capacidade de descobrir ou desvendar doenças como o câncer de mama, com rápida detecção, reduzindo a taxa de mortalidade.
Quais são os exames mais comuns feitos na radiologia?
Separamos abaixo 04 dos mais comuns exames de imagem realizados pela radiologia:
Ressonância magnética:
A ressonância magnética é um dos métodos de diagnóstico por imagem mais completos. A partir desse exame existe a possibilidade de produzir imagens bidimensionais e tridimensionais muito importantes no estudo das mais variadas partes, como por exemplo:
- Mamas
- Abdômen
- Músculos e ossos
- O Cérebro e, a medula
- Coluna vertebral
- Cabeça e pescoço
- Sistema cardiovascular
- Esse exame não é invasivo e não utiliza radiação ionizante.
- Tomografia computadorizada
A tomografia computadorizada multislice dá a liberdade de poder examinar diversas extensões do corpo com rapidez e de maneira confortável para o paciente. Esse exame possibilita a produção de imagens 3D de alta resolução, por meio delas é possível avaliar qualquer região de uma forma legível e detalhada.
Mamografia:
A mamografia é um exame bastante importante para diagnosticar precocemente o câncer de mama. Por meio dele é possível descobrir lesões, tumores ou até mesmo diferenciar inflamações nas mamas.
Com diagnósticos feitos antes da doença se alastrar as chances de cura da doença são maiores.
Raio-X digital:
Por meio do raio-x são geradas imagens que permitem o radiologista fazer uma avaliação das estruturas e dos tecidos internos do paciente, principalmente dos ossos e pulmões. Este exame é muito importante para o diagnóstico de doenças no tórax, abdômen, coluna e membros.
Quais as principais doenças relacionadas à radiologia?
Confira abaixo, 02 das doenças mais comuns relacionadas à radiologia:
Osteoporose:
A osteoporose é uma doença metabólica que atinge os ossos, e afeta principalmente os idosos. Ela é demonstrada quando o organismo deixa de formar novo material ósseo ou quando muito material é reabsorvido pelo corpo e não há uma reposição.
Esclerose múltipla:
A esclerose múltipla é uma doença gravíssima e autoimune que afeta o cérebro, medula espinhal e nervos ópticos. Ela ocorre quando o sistema imunológico ataca as células saudáveis por não reconhecê-las, provocando lesões.
Mitos e verdades sobre a radiologia e diagnóstico por imagem:
Muitas dúvidas surgem, quando se trata dessa área médica, pensando nisso, separamos alguns mitos e verdades relacionados à radiologia:
O raio-x faz mal para a saúde do paciente?
Falso! O nível de radiação emitido pela máquina de raio-x é muito baixa e quando a radiografia é odontológica, o nível é ainda menor.
Grávidas não estão autorizadas a fazer o exame de raio-x?
Verdade! Essa recomendação é para não expor o bebê à radiação, visto que os riscos da radiação para a criança são altos.
A máquina continua emitindo radiação, mesmo desligada?
Falso! A radiação emitida pela máquina é feita por meio da eletromagnética. Depois que ela é desligada, a emissão de raio-X da máquina é completamente interrompida.
Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!
Deixe o seu comentário