Busca avançada
  1. Home
  2. O que é descerebração? Qual tratamento?
O que é descerebração? Qual tratamento?

O que é descerebração? Qual tratamento?

  • 21 de julho de 2022
  • 0 Curtidas
  • 480 visualizações
  • 0 Comentários

A descerebração é uma condição patológica, que se resulta de quadros de trauma, tumores ou até mesmo de hemorragia que atingem áreas no cérebro acima da região que se localiza entre o colículo superior e o inferior no tronco encefálico, de forma a eliminar a influência do córtex sobre os tractos motores.

Dessa maneira são afetados e interrompidos os tractos motores rubro-espinhal e córtico-espinal, essas duas vias são responsáveis pela flexão de músculos sendo que o tracto rubro-espinhal está associado à flexão da parte proximal dos membros superiores.

Os tractos que são responsáveis pela extensão dos músculos, tais como os tractos, vestíbulo-espinhal e retículo-espinal, nesse tipo de lesão não terão nenhum tipo de alteração na sua funcionalidade.

Quando o córtex perde a sua influência ativadora sobre tais tractos flexores estes por sua vez, vão se tornar inativos, levando assim à extensão dos quatro membros do indivíduo.

O paciente que apresentar um quadro de descerebração, já se encontra em um estado grave, sendo que a descerebração tem prognóstico pior que a Decorticação.

É também uma postura corporal anormal que faz com que se mantenha os braços e as pernas esticados, os dedos dos pés a apontar para baixo e a cabeça e o pescoço arqueados para trás. Isso ocorre porque os músculos ficam tensos e se mantêm muito rígidos. A demonstração deste tipo de postura comumente pode significar que houve danos graves no cérebro.

Quais as principais causas da descerebração?

Uma das causas mais comuns da postura de descerebração é o fato de uma lesão cerebral grave.
O opistótono (um espasmo muscular grave do pescoço e das costas) pode ocorrer em alguns casos de postura descerebrada grave.

A postura de descerebração pode ocorrer tanto, apenas de um lado do corpo, como em ambos os lados ou apenas nos braços, e pode alternar com a postura de decorticação. A pessoa também pode ter a postura decorticada num lado do corpo e postura descerebrada do outro lado.

Quais as principais causas da descerebração?

Separamos abaixo algumas das principais causas da descerebração, confira:

  • Sangramento no cérebro por qualquer causa , também conhecido como hemorragia intracraniana.
  • Tumor do tronco cerebral.
  • Derrame.
  • Problemas cerebrais devido ao uso de drogas, alguma intoxicação ou infecção.
  • Traumatismo craniano.
  • Encefalopatia hepática (problema cerebral devido a insuficiência hepática).
  • Aumento da pressão no cérebro por qualquer causa.
  • Tumor cerebral primário.
  • Tumor cerebral secundário.

Qual o tratamento da descerebração?

As condições que estão ligadas com a postura de descerebração precisam de tratamento hospitalar de forma imediata.

Uma postura anormal de qualquer tipo geralmente acontece por conta de uma redução do nível de lucidez mental. Qualquer pessoa que demonstre uma postura fora do normal deve procurar um especialista para que possa ser examinado e diagnosticado de forma correta.

É importante que se busque ajuda de profissionais qualificados. Pensando nisso, a Unicallmed proporciona profissionais qualificados sempre prontos para te ajudar com o que for necessário.

O que acontece em uma consulta em caso de descerebração?
A pessoa pode precisar de tratamento de emergência de forma rápida, incluindo a ventilação assistida e a necessidade de um tubo respiratório.

É provável que também tenha de ser hospitalizada e colocada nos cuidados intensivos. Logo que a pessoa esteja em um estado mais estável, o médico irá realizar um exame físico mais completo, incluindo uma avaliação do cérebro e do sistema nervoso. Serão feitas algumas perguntas sobre o histórico clínico da pessoa, tais como:

Quando é que este comportamento começou a se iniciar?
Existe um padrão nos episódios?
É sempre o mesmo tipo de postura?
Existe algum antecedente de traumatismo craniano ou de outra afecção?
Que outros sintomas ocorreram antes ou com a postura anormal?

E alguns exames também poderão ser solicitados.

É importante também prezar pela busca de um local e por profissionais qualificados e eficazes para te ajudar nesse processo, por isso a UnicallMed tem os melhores profissionais que estão sempre prontos para te dar o suporte necessário em todas as situações.

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário