Busca avançada
  1. Home
  2. O que é evisceração ocular?
O que é evisceração ocular?

O que é evisceração ocular?

  • 1 de setembro de 2022
  • 0 Curtidas
  • 480 visualizações
  • 0 Comentários

O que é evisceração ocular?

A cirurgia de evisceração ocular é empregada quando a visão não pode ser restabelecida. Quando realizada, ela remove as estruturas internas do globo ocular, mas preserva a musculatura, possibilitando que a futura prótese tenha movimento, gerando aspecto mais natural.

É uma operação realizada para remoção do conteúdo interno do globo ocular, através de curetagem. O procedimento envolve uma incisão ao redor da córnea, para extração do conteúdo interno. São mantidas as estruturas da pálpebra, esclera e da musculatura responsável pela movimentação dos olhos.

As indicações são bem específicas e são situações em que o risco benefício foi considerado pelo médico e geralmente se indica essa cirurgia na vigência de quadros graves como: infecções que podem se estender para o nervo óptico e causar dano neurológico, tumores suspeitos de malignidade e doenças que levam a dores ocular e que não melhoram com as medicações habituais, também pode conter a indicação para as seguintes condições:

  • Olho doloroso;
  • Olho cego: função visual totalmente perdida, de forma irreversível;
  • Olho esteticamente comprometido.

Quais as causas da evisceração ocular?

As razões que levam a enucleação e evisceração incluem traumas graves, onde é impossível a reconstrução do globo ocular, olhos que perderam a visão e são dolorosos, olhos cegos com aspecto estético comprometido e ainda, os casos de tumores que crescem no interior do olho e não são tratáveis com outras técnicas.

Quais os tratamentos disponíveis para a evisceração ocular?

Na enucleação, o olho é removido sob anestesia geral, sem nenhum tipo de dor para o paciente, os músculos do olho são preservados, melhorando o aspecto estético depois da cirurgia. O objetivo fundamental é colocar um “implante” que preenche o volume do olho removido, este implante deve durar o resto da vida.

O implante é uma esfera que repõe o volume do olho removido e permite que a prótese tenha algum movimento, melhorando a estética do paciente. Desta maneira, tenta-se preservar ao máximo a movimentação ocular. Logo após a operação, a conjuntiva é fechada sobre o implante e coloca-se uma lente de acrílico transparente chamada “conformador”. Esta lente permite a moldagem da área operada até a adaptação de uma lente escleral pintada ou prótese ocular.

A evisceração da órbita ocular é um procedimento que traz riscos para o paciente?

Infelizmente não existe qualquer procedimento cirúrgico isento de riscos. O seu médico pode lhe esclarecer qual a relação risco-benefícios de forma individualizada.

Os riscos envolvidos são, principalmente, os relacionados à anestesia geral, comumente realizada, que pode oferecer riscos.

Como é realizada a evisceração ocular?

Para realização da cirurgia, o paciente, em ambiente hospitalar, será submetido à anestesia geral.

Durante o procedimento, as camadas internas do olho serão removidas, mas as estruturas responsáveis pelo movimento do órgão e as paredes oculares serão mantidas. Depois da extração, dependendo de cada caso, pode ser feito um implante, que visa preencher o volume do olho.

Quais são os tipos de próteses?

O paciente cujo olho foi removido pode utilizar uma prótese ocular como um instrumento de reabilitação. Estas poderão ser implantadas após um período de cinco a seis semanas da operação.

Estas próteses são feitas de resina sintética ou porcelana, e cada uma atende às questões singulares de cada pessoa, como cor do olho, forma, volume e dimensão. As próteses de resina sintética têm se tornado as mais usadas atualmente, já que conseguem imprimir uma realidade maior no aspecto do olho, possuem uma gama maior de cores e são menos sensíveis que as de porcelana.

Além das próteses mencionadas, existe também a lente escleral estética. Ela cobre toda a parte anterior do olho e é feita de material mais fino do que as outras. A decisão de qual tipo de prótese ou lente usar será feita conforme recomendação do oftalmologista.

Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário