Busca avançada
  1. Home
  2. O que é letargia?
O que é letargia?

O que é letargia?

  • 19 de julho de 2022
  • 0 Curtidas
  • 558 visualizações
  • 0 Comentários

Letargia é o nome dado a doença em que a pessoa fica em um estado físico, em que seus níveis de energia se encontram abaixo do normal. Ela acaba por sentir uma verdadeira diminuição de suas capacidades mentais e físicas, sendo que seu estado de alerta já não fica no mesmo nível.

Uma pessoa que sofre com essa doença, por exemplo, pensa com mais lentidão que o comum e pode apresentar também uma leve demora para responder algumas perguntas simples.

Letargia pode ser classificada também como sendo um estado de inconsciência, onde a pessoa aparenta estar em um sono profundo e perde totalmente a capacidade de responder aos estímulos externos. A letargia também pode ser considerada uma psicopatologia, onde a pessoa que está sofrendo com seus efeitos apresenta períodos variados de total inconsciência.

Em alguns casos a pessoa pode até permanecer consciente de tudo o que está se passando ao seu redor, mas fica totalmente impossibilitado de reagir aos estímulos externos.

Em casos assim, essa doença é conhecida como letargia lúcida e geralmente ela pode ser provocada em algumas pessoas que provavelmente tendem a sofrer com um intenso e constante estresse emocional, na maioria das vezes.

Quais as principais causas da letargia?

Uma das principais causas que pode levar uma pessoa a ficar no estado de letargia são as infecções graves que atingem alguns pontos do corpo e afetam o sistema nervoso.

Falando em sentido figurado, podemos dizer que a letargia também pode representar o estado de desânimo ou preguiça extrema de alguém.

Existem também outros sintomas considerados principais quando se fala em letargia, são eles: adormecimento, entorpecimento, letargo, prostração, inércia e desânimo.

Quais os principais sintomas da letargia?

Se formos falar do ponto de vista clínico, o paciente nesse estado, fica com os seus sinais vitais bastante baixos, a sua pulsação, respiração e batimentos cardíacos se tornam praticamente imperceptíveis.

Outros sinais que são muito comuns da letargia são a falta de rigidez nos músculos e a dilatação das pupilas, esses são sinais típicos da letargia.

Aparentemente, no estado letárgico a pessoa fica em uma profunda inconsciência, como se estivesse num sono profundo ou, em casos mais graves, morto.

Em tempos mais antigos, devido à falta dos recursos e de medicamentos, muitos pacientes nesse estado eram considerados pelos médicos como mortos e eram enterrados. Assim, conseguiam perceber que a pessoa havia sido enterrada viva apenas quando faziam a exumação do corpo e viam que o cadáver mudava de posição ou o caixão apresentava marcas de arranhões.

Já hoje em dia, o óbito de uma pessoa só pode ser decretado certamente quando esta não apresenta nenhum tipo de atividade cerebral.

Caso você apresente alguns desses sinais descritos acima é muito importante que procure um especialista qualificado o quanto antes para poder te ajudar e auxiliar você nesses casos, a unicallmed conta com a ajuda de profissionais qualificados que estão prontos para te atender.

O que é a letargia espiritual?
Se formos falar do ponto de vista religioso, aquilo que é conhecido como a letargia espiritual é descrito como a “insensibilidade do corpo perante o plano espiritual”, isso quer dizer que, a sua inércia, comodismo e indiferença ao verdadeiro sentido da fé.

Neste caso, da mesma forma que o indivíduo em estado letárgico lúcido, o espírito da pessoa fica incapaz de entrar em contato com o seu próprio corpo, fazendo assim não entender ou perceber a sua própria espiritualidade. Sair do estado letárgico para o espiritismo é como “ligar” o corpo ao chamado fluido vital, que quer dizer, o espírito.

Deixe o seu comentário