Busca avançada
  1. Home
  2. O que é pangastrite? Saiba mais sobre essa inflamação.
O que é pangastrite? Saiba mais sobre essa inflamação.

O que é pangastrite? Saiba mais sobre essa inflamação.

  • 7 de julho de 2022
  • 0 Curtidas
  • 486 visualizações
  • 0 Comentários

Você sabe o que é a pangastrite?

A doença chamada gastrite enantematosa, também é conhecida como pangastrite enantematosa, ela consiste em ser uma inflamação que ocorre na região da parede do estômago e tal doença pode ser provocada por conta de uma infecção que é causada por uma bactéria chamada de H. pylori, mas também pode ser causada por alguns outros fatores como doenças autoimunes, consumo elevado ou em excesso de álcool ou também por conta do uso frequente de certos remédios como as aspirinas e outros medicamentos como os anti-inflamatórios e corticoides.

A pangastrite enantematosa é classificada de formas diferentes, ela vai de acordo com a região do estômago que atingida e também a gravidade e agressividade de tal inflamação.

No caso da gastrite enantematosa antral quer dizer que a inflamação acontece na região final do estômago, ela pode ser leve, quando a inflamação ainda está no início, e não causa muitos danos ao estômago, mas ela também pode ser moderada ou severa no caso de provocar sintomas e sinais mais agressivos.

Quais são os principais sintomas mais comuns da pangastrite?

Os sintomas de gastrite enantematosa, ou pangastrite, na maioria das vezes costumam aparecer depois da realização das refeições, e pode se estender por cerca de 2h, separamos abaixo os mais comuns desses sintomas, confira:

  • Azia;
  • Enjoo;
  • Perda do apetite;
  • Má digestão dos alimentos;
  • Vômitos ou sensação de ânsia;
  • Dores na cabeça e sensação de mal-estar.
  • Dor, desconforto e sensação de queimação no estômago;
  • Ter gases e arrotos de forma frequente e constante.

Caso demonstre algum desses sintomas de forma constante ou no caso de ocorrer o aparecimento de sangue nas fezes, o recomendado é que se procure o especialista gastroenterologista para que se tenha um diagnóstico correto da doença.

O diagnóstico desse tipo de gastrite é dado através de um exame chamado endoscopia, por causa desse exame o médico tem a possibilidade de visualizar a parte interna do estômago do paciente e dessa maneira identificar a inflamação das paredes do órgão. Existem casos em que o médico pode identificar certas alterações na mucosa gástrica, em casos assim pode ser recomendada que se realize uma biópsia do tecido.

Caso demonstre algum desses sintomas é fundamental realizar uma consulta com um profissional qualificado e eficaz para que se possa, realizar o melhor tratamento possível, para isso conte com a ajuda da unicallmed para te ajudar a encontrar os melhores e mais qualificados profissionais da área da saúde.

Como é feito o tratamento da pangastrite?

O tratamento da gastrite enantematosa é feito apenas na presença de sintomas e quando é possível saber qual foi a causa que provocou a gastrite. Dessa forma, o médico poderá recomendar o uso de medicamentos antiácidos, para que se tenha uma redução na acidez do estômago, ou também pode ser indicado alguns outros medicamentos que servem para inibir a produção de ácido no estômago.

No caso da doença ter sido provocada por H. pylori, o médico gastroenterologista pode recomendar que se faça uso de remédios antibióticos, que devem ser utilizados apenas se forem orientados pelo médico.

A duração do tratamento vai depender de qual a gravidade da inflamação e também de quais as causas da gastrite, mas normalmente em quase todos os casos a cura da doença é alcançada dentro de algumas semanas ou meses de tratamento.

Durante o tratamento é fundamental que se pare de fumar e não consuma bebidas alcoólicas, além disso é importante que se tenha uma mudança nos hábitos alimentares, evitando ingerir alimentos gordurosos e que irritam o intestino, como pimenta, carnes vermelhas, bacon, linguiça, salsicha, frituras, chocolate e cafeína, por exemplo.

Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário