Busca avançada
  1. Home
  2. O que é permitido na telemedicina?
O que é permitido na telemedicina?

O que é permitido na telemedicina?

  • 20 de outubro de 2021
  • 0 Curtidas
  • 540 visualizações
  • 0 Comentários

Telemedicina é um processo avançado da medicina que facilita a comunicação entre médico e paciente, além de otimizar as formas de contato de quem necessita com os especialistas.

Assim, de maneira legalizada e com grande segurança e qualidade, a Telemedicina auxilia no monitoramento de pacientes, análise de exames, trocas de informações e outras necessidades pertinentes à área da saúde.

Mas como saber o que é permitido e o que não é permitido na Telemedicina? Para saber, continue lendo o artigo.

O que é Telemedicina?

telemedicina

Antes de tudo é preciso compreender o que é e como a Telemedicina funciona. De maneira geral, a telemedicina é uma ferramenta que se utiliza de recursos tecnológicos para facilitar o acesso e os processos da área da saúde.

Sendo assim, um paciente com alguma queixa de sintoma leve pode entrar em contato com um especialista de maneira online, rapidamente através de uma plataforma segura. 

O atendimento pode ser realizado durante qualquer período do dia, pois a Telemedicina funciona 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. É possível também agendar consultas, melhorando a frequência do contato do paciente com o médico, e consequentemente, sua saúde. 

O que é permitido na Telemedicina

A pandemia do Covid-19 fez com que o Brasil aproximasse a Telemedicina da realidade dos brasileiros. 

Enquanto muitos estavam impedidos de saírem de suas residências devido ao isolamento social, a Telemedicina despontou-se como uma das melhores formas para realizar o monitoramento e atendimento de pacientes com Covid ou outras doenças sem a necessidade de locomoção. 

Realizado através de videoconferência, as consultas, análises e monitoramentos são imprescindíveis para manter a segurança sanitária principalmente em tempos de pandemia. 

Mas na Telemedicina algumas perguntas são bastante frequentes a respeito do que pode ou não ser realizado. Veja abaixo as principais dúvidas.

O atendimento pode ser realizado pelo Whatsapp?

O artigo 3 da Resolução 2.227/2018 do Conselho Federal de Medicina estabeleceu alguns requisitos para a segurança e por isso o atendimento só deve ser realizado através de plataformas que garantam a privacidade dos dados dos pacientes.

O médico pode atender pacientes de qualquer parte do Brasil?

Não, o profissional necessita de licença para atuar em cada Unidade da Federação. 

O atendimento pode ser gravado?

O mais recomendado é que seja gravado, por se tratar de um novo cenário para médicos e pacientes, armazenar vídeo do atendimento pode auxiliar na para a segurança de todos os envolvidos.

Como é realizado o pagamento?

Essa questão depende de cada empresa. Mas é bastante comum que as clínicas envolvidas aceitem pagamentos via cartão de crédito, paypal, transferência bancária e até o atual e inovador pix.

Viu só como a Telemedicina é interessante para você e sua família? Mais do que uma nova forma de se manter em contato com a saúde, a telemedicina tem influenciado na maneira das pessoas utilizarem as ferramentas tecnológicas ao seu favor. 

Equipe Unicallmed

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário