Busca avançada
  1. Home
  2. O que faz o acupunturista?
O que faz o acupunturista?

O que faz o acupunturista?

  • 4 de maio de 2022
  • 0 Curtidas
  • 576 visualizações
  • 0 Comentários

O acupunturista é um terapeuta que utiliza agulhas em pontos específicos para diversos tratamentos, entre suas funções, a principal é a de detectar qual é o problema do paciente e definir qual parte do corpo precisa ser mais trabalhada, ele é o profissional responsável por conduzir as sessões de acupuntura.

Quando procurar o acupunturista?

O indicado é que você procure esse profissional no início dos sintomas, é importante lembrar que quanto mais recente o problema, maior e mais rápida a chance de resolvê-lo.

O objetivo preventivo da acupuntura é ir contra a doença antes que ela se torne uma certeza, ou seja, quando sabemos que estamos ficando doentes, mas ainda não há sintomas concretos.

Como é e para que serve a acupuntura?

Essa terapia milenar de origem chinesa é uma técnica responsável por ativar os centros nervosos e glandulares, restabelecendo o fluxo de energia e sangue do corpo humano.

Essa terapia consiste na aplicação de agulhas bem finas, em pontos específicos do corpo, para melhorar a imunidade e ajudar no tratamento de problemas emocionais e, até, de algumas doenças físicas como asma, enxaqueca, sinusite ou até mesmo a artrite.

Quando a agulha é introduzida, os pacientes geralmente têm uma sensação semelhante à pressão leve, como dor superficial ou, raramente, pequenos choques, que podem irradiar ao longo dos membros.

A acupuntura e suas técnicas baseiam-se na ideia de que o corpo é formado de energia acumuladas em várias regiões chamadas de meridianos. Os sintomas, como dor, fraqueza e cansaço originam-se devido ao fluxo de energia desequilibrada nestes meridianos, provocando inflamação no corpo.

Por essa razão o objetivo da acupuntura é devolver ao corpo o equilíbrio, permitindo a circulação de energia e trazendo efeitos analgésicos e anti-inflamatórios.

Essa técnica pode ser usada para tratamentos de gastrite, diarreia, sinusite, dor de garganta, rinite, bronquite, asma, dores de cabeça, nas costas ou em outras partes do corpo. Além disso, ajuda a minimizar distúrbios de saúde mental, como ansiedade e estresse.

Separamos 5 motivos para você saber um pouco mais sobre os benefícios dessa técnica:

01. Reduz o estresse:
Por proporcionar o reequilíbrio das energias vitais a acupuntura traz benefícios tanto físicos como emocionais. Ela é o primeiro passo para controlar o humor e a partir daí entender quais fatores quebram a sua harmonia energética.

02. Melhora o sono:
Sabemos que o sono é fundamental para manter a saúde e o equilíbrio do organismo, nesse caso, a acupuntura também pode ser útil, pois ao estimular a liberação de neurotransmissores, ela ajuda o organismo a relaxar.

03. Minimiza sintomas causados pela obesidade:
Dor nos joelhos, nos pés e coluna são os primeiros sinais que surgem quando o sobrepeso se torna uma realidade. Visto que o desconforto causado pela dor interfere na prática de atividade física agrava-se ainda mais o quadro.

Nesse caso, a acupuntura é muito benéfica, tanto no alívio das dores, quanto no processo de emagrecimento.

04. A acupuntura auxilia no tratamento da dor crônica:
Em situações como a dor crônica, em que não existe cura da doença, a acupuntura ajuda a auxiliar na redução dos sintomas que são mais incômodos.

05. Não tem contra-indicações:
Essa é uma das vantagens do tratamento.
Exceto em casos em que há infecções generalizadas, qualquer pessoa, de qualquer idade pode ser tratada com a acupuntura.

Apesar de não haver contra-indicações, é essencial passar por uma avaliação com um profissional qualificado, para que o seu caso seja avaliado. Baixe o nosso aplicativo e agende a sua consulta. [Gancho para o aplicativo]

Quais os tipos de acupuntura?
Existem várias técnicas que formam os tipos de acupuntura e que são indicadas por um acupunturista junto com o médico. Separamos 3 dos tipos mais populares de acupuntura para mostrar para você:

01. Acupuntura estética:
Essa técnica é utilizada para melhorar a estimulação da produção de colágeno, a recuperação dos músculos, crescimento das células de sustentação, combater gordura localizada e rugas, e melhorar a elasticidade da pele.

Para realizar a acupuntura estética é feita a aplicação de pequenas agulhas na área da cabeça, face e pescoço.

02. Eletroacupuntura:
Essa técnica é usada para aliviar dores crônicas causadas por problemas na coluna e fibromialgia, por exemplo, e ajuda a melhorar o sono através da liberação de substâncias ligadas ao bem-estar.

São introduzidas duas agulhas em pontos específicos do corpo, que darão origem a dois estímulos alternados. Depois, as agulhas são inseridas em um dispositivo específico que irá gerar impulsos elétricos contínuos, sem causar dor.

Além de melhorar a dor, a eletroacupuntura promove o relaxamento, reduzindo o estresse e a ansiedade.

03. Acupuntura auricular:
Esse tipo de acupuntura pode ser usada para tratar doenças físicas ou emocionais e pode ser realizada com ou sem agulhas.

A auriculoterapia, como também é conhecida, estimula os pontos energéticos da orelha. Para os acupunturistas, a orelha possui mais de 100 pontos que refletem o funcionamento pleno dos órgãos.Segundo eles, a estimulação dessas zonas, melhora o equilíbrio energético do corpo.

Os benefícios deste tipo de acupuntura é comprovada cientificamente e é muito recomendada para tratamento de dor nas costas.

Mitos e verdades sobre a acupuntura:
Durante muitos anos, a acupuntura foi considerada uma terapia sem comprovação científica, hoje estudos científicos comprovam a eficácia dessa técnica chinesa e ela já faz parte dos tratamentos alternativos, porém muitas pessoas ainda têm dúvida sobre esse assunto. Pensando nisso, listamos abaixo mitos e verdades sobre a acupuntura.

01. Qualquer tipo de dor pode ser tratada com acupuntura?
Falso! Apesar de ser indicada para vários tipos de dores, em alguns casos específicos ela pode não funcionar, para dores de apendicite, por exemplo, ela não tem eficácia.

02. A acupuntura estimula o sistema imunológico?
Verdade! O estímulo pela acupuntura pode liberar endorfinas e neurotransmissores, aumentando assim a produção de neuro-hormônios, melhorando o fluxo sanguíneo e estimulando o sistema imunológico.

03. Idosos não podem fazer acupuntura?
Falso! A acupuntura pode inclusive, tratar problemas típicos da terceira idade, como doenças cardiorrespiratórias, diabetes, mal de Parkinson e acidente vascular cerebral (AVC).

04. As agulhas na acupuntura são reutilizáveis?
Falso! As agulhas não devem ser reutilizadas em nenhuma circunstância, por isso são embaladas, esterilizadas e descartadas após o uso.

Como pode-se perceber, alguns mitos ainda rondam a acupuntura. Mas os excelentes resultados fazem dessa técnica milenar um método terapêutico muito eficaz.

Você está precisando de um tratamento de acupuntura?

Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário