Busca avançada
  1. Home
  2. O que são osteófitos?
O que são osteófitos?

O que são osteófitos?

  • 27 de junho de 2022
  • 0 Curtidas
  • 549 visualizações
  • 0 Comentários

Descubra o que são os osteófitos.

O que é a osteofitose?

A osteofitose é um grande problema que atinge boa parte da população em todo o Brasil, é a famosa dor na coluna.
Os sintomas causam muito incômodo, e pode estar indicando que há sérios problemas, com a pessoa que os demonstram, como por exemplo os osteófitos ou bico de papagaio que se forma ao redor das articulações, deixando assim os ligamentos e os músculos que ficam ao redor da bacia mais rígidos.

Esta enfermidade é caracterizada por conta da formação de osteófitos na coluna, que podem chegar até mesmo a modificar a postura do indivíduo. Essas alterações podem aparecer por conta da desidratação do disco intervertebral, promovendo assim a aproximação das vértebras e fazendo com que se torne possível a compressão das raízes nervosas.

Falando em termos gerais, os osteófitos são também considerados um meio de defesa para o organismo, ele visa absorver a sobrecarga que é feita sobre as articulações e tenta, assim, estabilizar a coluna vertebral.

Existem também alguns sinais e sintomas que são muito comuns, que muitas pessoas demonstram ao passar por essa patologia, para você entendê-los de forma clara, nós da UnicallMed preparamos esse texto, onde você saberá muitas informações importantes sobre como entender, diagnosticar e tratar essa patologia.

O que pode causar a osteofitose?

O bico de papagaio, se faz presente em especial, em pessoas com mais de 50 anos de idade, mas também pode se manifestar em algumas pessoas mais jovens, geralmente por estarem expostos a alguns fatores de risco.

Existem muitas causas que levam ao desenvolvimento da doença, entre as causas mais comuns de seu desenvolvimento, além do desgaste natural dos discos intervertebrais e da predisposição genética, outros fatores também são muito comuns. Separamos, abaixo algumas das principais causas que podem provocar o “bico de papagaio”, confira:

Estresse:
A rotina estressante sempre provoca o aumento do estresse e a questão emocional atinge o corpo inteiro de diversas maneiras. Isso ocorre porque a condição permite aumentar a percepção de dores e tensões musculares.

Então uma pessoa que sofre com o bico de papagaio geralmente observa mais os efeitos do estresse e, inclusive, agrava o problema caso não seja procurada ajuda médica o quanto antes.

Má postura:
Se acostumar a ter uma postura ideal é muito importante e ajuda no desempenho corporal, isso quer dizer que você deve praticar no dia a dia uma boa postura para conseguir atingir uma consciência do corpo para que com o tempo se torne algo natural.

Quais os principais sintomas da osteofitose?

Existem alguns sinais que servem como um indicativo para a osteofitose, entre os principais sintomas dessa doença, estão:

  • Fortes dores nas costas e na coluna;
  • Perda da força muscular, dos reflexos e da sensibilidade;
  • Limitação dos movimentos;
  • Sensação de formigamento.

É preciso procurar um médico para confirmar o diagnóstico, consultar-se com um médico ortopedista é essencial.

Como é feito o tratamento da osteofitose?

Essa é uma doença que não tem cura, o tratamento atua para amenizar as dores e diminuir os desconfortos causados. Além dos analgésicos, anti-inflamatórios e fisioterapia, é recomendável também que desenvolva-se hábitos que ajudem na a correção dos problemas de postura.

Em casos mais graves, como o desalinhamento progressivo da coluna pode ser necessária a intervenção cirúrgica.

Como prevenir a osteofitose?
Para realizar a prevenção da osteofitose ou bico de papagaio, alguns cuidados são necessários, tais como: Evitar o sobrepeso, praticar atividades físicas, corrigir a postura e ter uma alimentação saudável.

Curiosidade: Por que chamamos de “bico de papagaio” ?
O nome “bico de papagaio” ficou conhecido e acabou ficando popular pelo fato de se assemelhar a expansão óssea do bico recurvado de um papagaio.

Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário