Busca avançada
  1. Home
  2. Clínica médica: dicas para otimizar a gestão e produtividade de sua!
Clínica médica: dicas para otimizar a gestão e produtividade de sua!

Clínica médica: dicas para otimizar a gestão e produtividade de sua!

  • 22 de setembro de 2022
  • 0 Curtidas
  • 368 visualizações
  • 0 Comentários

Dicas para otimizar a gestão e produtividade de sua clínica médica.

São muitas as ações que podem ser adotadas para que se possa ter melhora com relação a produtividade e o atendimento de sua clínica médica.

Um objetivo recorrente de gestores de clínicas e hospitais é conseguir melhorar a produtividade das equipes sem que haja um prejuízo – ou até mesmo trazendo uma melhora na qualidade do atendimento prestado para pacientes.

Ainda que esses objetivos pareçam contraditórios, diversas soluções têm trazido bons resultados, como por exemplo, fazer mudanças com relação aos processos, investimentos com relação a tecnologia e terceirização de atividades secundárias.

Otimizar a gestão de uma clínica médica consiste em uma tarefa que exige conhecimentos técnicos e gerenciais específicos. É importante prezar pela assistência de qualidade ao paciente, mas por outro lado é necessário ter uma preocupação com a implantação de serviços efetivos.

O equilíbrio entre as duas demandas vai trazer uma garantia com relação a percepção positiva dos indivíduos em relação aos serviços prestados e um maior controle dos processos organizacionais pelos gestores da empresa.

Possuir um sistema de cadastro de paciente otimizado e atualizado:

A informatização dos prontuários dos pacientes consiste em uma tendência que veio para ficar. O armazenamento virtual dos dados clínicos, medicamentosos e das principais condutas em sua clínica médica é algo que traz bastante segurança pelo fato de poder ser acessado somente por senhas pessoais.

Essa ferramenta otimiza as atividades realizadas na empresa, na medida em que reduz o processo manual de preenchimento dos formulários. Ademais, quando se possui um sistema bastante eficiente de cadastro é possível que se possa realizar outras ações para fidelização dos pacientes.

Um exemplo disso, é por entrar em contato com o paciente, avisando sobre as próximas consultas, parabenizá-lo nas datas festivas e enviar informações em caso de implantação de novos serviços.

Possuir ao laudo médico à distância:

Uma das maiores inovações ligadas com a área da saúde dos últimos tempos é a possibilidade de transmitir imagens radiológicas por meio dos recursos tecnológicos existentes. Dessa forma, um paciente que espera muito tempo por um exame poderá obtê-lo em poucos dias, graças à telerradiologia, que compõe a telemedicina.

Além disso, a agilidade com relação a entrega dos laudos, pode garantir que sejam feitos exames com qualidade de imagem compatíveis com os modelos tradicionais e, aliadas às informações clínicas dos pacientes, os tele radiologistas poderão laudar com muita eficiência.

Controlar faltas com a organização da agenda:

A otimização de uma clínica médica tem como objetivo ter uma melhor eficiência com relação a serviços prestados ou a redução dos custos com uma determinada atividade que impacta significativamente no orçamento da empresa. Nesse sentido, realizar um controle do absenteísmo dos pacientes é bastante importante.

Os pacientes que agendam consultas e não comparecem podem estar causando transtornos significativos à empresa, isso acontece pelo fato de que os  profissionais deixam de ocupar esse horário com outros indivíduos que estariam interessados no atendimento. Dessa maneira, ter uma organização feita de forma adequada da agenda permite visualizar os horários confirmados, os “buracos” nos atendimentos e a partir daí tomar decisões para que se possa diminuir cada vez mais esse cenário.

Otimizar a gestão de clínicas de medicina do trabalho consiste em uma atividade muito importante para que se possa garantir a sustentabilidade financeira relacionada a empresas. Isso pelo fato de que ela assegura a eficiência das ações executadas com o compromisso por conta da assistência clínica de qualidade.

Nesse sentido são apontadas a modernização do cadastro de paciente, adesão à prática de laudos a distância e organização da agenda de atendimento com algumas atividades como essas para que elas possam  ser implantadas ou até mesmo aperfeiçoadas.

Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!

.

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário