Busca avançada
  1. Home
  2. Perineoplastia: o que é e quando fazer?
Perineoplastia: o que é e quando fazer?

Perineoplastia: o que é e quando fazer?

  • 30 de agosto de 2022
  • 0 Curtidas
  • 414 visualizações
  • 0 Comentários

Perineoplastia: o que é e como é feito?

A chamada perineoplastia é usada em algumas mulheres no período depois do parto, e serve para dar um fortalecimento para os músculos pélvicos no momento em que outras formas de tratamento não apresentam resultado, principalmente em casos de incontinência urinária.

Este tipo de cirurgia tem como função fazer um reparo das lesões do tecido com o objetivo de recompor e assim conseguir recuperar a sua estrutura inicial, ou seja, como era antes da gravidez, já que neste procedimento é realizada uma reconstrução e os músculos são apertados .

É conhecido como períneo uma região de tecido que fica localizada na parte entre a vagina e o ânus. Durante várias vezes, o parto pode ocasionar alguns tipos de lesões nessa região, podendo provocar dessa forma uma frouxidão na região da vagina. Sendo assim, este tipo de cirurgia é realizada na maior parte dos casos para ter um aumento da força dos músculos pélvicos, quando não se consegue sucesso na tentativa de alcançar bons resultados apenas com a realização de exercícios de Kegel.

Em grande parte dos casos a perineoplastia é um processo um tanto quanto demorado, e costuma durar um período de mais ou menos uma hora e, é feita com anestesia geral, mesmo assim a mulher não precisa tem a necessidade de ficar internada no hospital, e pode voltar para casa depois de terminar os efeitos causados pela anestesia.

O preço da cirurgia de perineoplastia varia de acordo com a clínica, cirurgião e complexidade da cirurgia. É importante lembrar da necessidade de procurar sempre profissionais qualificados e de confiança para te ajudar, para isso conte sempre com a Unicallmed!

Quem deve fazer a cirurgia de perineoplastia?

Este tipo de cirurgia é indicada para mulheres que foram submetidas a um parto normal e após isso começaram a sentir a vagina frouxa, menor sensibilidade durante o contato íntimo, incontinência urinária ou talvez notaram alguma alteração nos hábitos comuns do intestino.

No entanto, há casos de mulheres que não foram submetidas a um parto vaginal, mas que, por algum outro motivo ou causa podem sentir a necessidade de realizar esse tipo de cirurgia, como, por exemplo, mulheres que sofrem com o problema de excesso de peso.

Como é a recuperação da cirurgia de perineoplastia?

Em grande parte dos casos, a recuperação após essa cirurgia não é um processo demorado e logo a paciente estará em condições adequadas para voltar ao trabalho, geralmente isso acontece alguns dias depois, no entanto, pode acontecer sangramento, mas isso é completamente normal, e por conta disso geralmente é indicado usar absorventes.

Os pontos normalmente são reabsorvidos em cerca de 2 semanas mais ou menos. O médico pode recomendar que se faça uso também de analgésicos para ajudar a suportar a dor que pode manifestar principalmente nos primeiros dias.

Além disso, ao passar pelo período pós-operatório é recomendado que se tenha alguns cuidados, como por exemplo:

Beber muita água e consumir bastante fibras, para que se evite a prisão de ventre;
Evitar também o contacto íntimo por um período de mais ou menos 6 semanas;
Se manter em repouso e descansar em casa durante 1 semana;
Evitar tomar banhos muito quentes e muito demorados durante um período das primeiras 2 semanas;
Evitar fazer certos exercícios de muita intensidade, como correr ou ir na academia, durante o período de 2 semanas ou até indicação do médico.

Ademais, deve-se também continuar a estar atento a qualquer sintoma ou sinal que possa surgir durante esse período , como por exemplo: sangramento intenso, dores fortes, febre ou corrimento com mau cheiro, é importante tomar muito cuidado porque esses podem ser sintomas de uma infecção.

Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário