Busca avançada
  1. Home
  2. Quando ir ao ginecologista e qual a periodicidade ideal?

Quando ir ao ginecologista e qual a periodicidade ideal?

  • 14 de dezembro de 2021
  • 0 Curtidas
  • 527 visualizações
  • 0 Comentários

Sabemos que as mulheres geralmente são mais conscientes de sua saúde do que os homens, essa consciência provavelmente vem da convivência com a menstruação e alterações hormonais desde a adolescência, confira neste artigo a periodicidade ideal para você fazer sua consulta ao ginecologista.

Cerca de 90% das mulheres sabe da importância do cuidado preventivo e entende que visitar o ginecologista é o primeiro passo para a garantia de bem-estar constante, porém com a correria do dia a dia aquela consulta ao ginecologista pode ser adiada, e com isso o rastreamento de doenças que podem ser evitadas.

O ginecologista é o médico responsável por cuidar do check-up do sistema reprodutor feminino, das mamas, dos hormônios e da saúde sexual da mulher, por essa razão as visitas ao ginecologista não devem ser deixadas para depois.

ginecologista
Quando ir ao ginecologista e qual a periodicidade ideal? 3

É importante a realização de uma consulta para prevenção pelo menos uma vez ao ano. Essa rotina auxilia no diagnóstico precoce de doenças ginecológicas ou alterações benignas e malignas que muitas vezes levariam anos para os sintomas aparecerem.

Durante a consulta, esse especialista vai orientar você sobre os pontos mais importantes em relação à saúde da mulher.

Veja alguns assuntos que podem ser discutidos durante a visita ao ginecologista

Alterações comportamentais:

Apesar da menstruação ser um processo natural do corpo feminino. Devido à influência dos hormônios reguladores do ciclo menstrual, a menstruação pode provocar diferentes mudanças comportamentais.

Por essa razão, as mulheres podem apresentar cólicas menstruais, ansiedade, instabilidade menstrual e alguns outros sintomas que precisam da atenção de um especialista.

Métodos contraceptivos:

Atualmente, existem inúmeros métodos contraceptivos.

A mulher pode optar pelo uso de pílulas orais, injetáveis, colocar o dispositivo intrauterino (DIU) ou fazer implantes hormonais.
O ginecologista pode orientar sobre a melhor escolha a ser feita.

Exames preventivos que um ginecologista pode te orientar:

ginecologista
Quando ir ao ginecologista e qual a periodicidade ideal? 4

Os exames preventivos devem ser realizados em intervalos anuais ou conforme as orientações médicas. Os exames são necessários para identificar problemas precocemente, e caso necessário, iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Vida sexual:

Essa é uma das questões mais abordadas em uma consulta ginecologista. Assuntos como contração de infecções sexualmente transmissíveis, como AIDS, vírus papilomas humano (HPV) e problemas com parceiros, são comuns em consultas ginecológicas.

Se você está procurando um especialista, com a unicallmed, você consegue se consultar com o ginecologista de forma simples, prática e acessível, com total atenção e dedicação na hora da consulta.

Para agendar uma consulta é simples, basta baixar o nosso aplicativo, escolher uma especialidade e agendar a sua consulta.

Equipe UnicallMed

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário