Busca avançada
  1. Home
  2. Retirar o fígado, quais problemas podem surgir?
Retirar o fígado, quais problemas podem surgir?

Retirar o fígado, quais problemas podem surgir?

  • 21 de julho de 2022
  • 0 Curtidas
  • 507 visualizações
  • 0 Comentários

Quais são as complicações em retirar o fígado?

A principal complicação em retirar o fígado é a rejeição do novo fígado pelo organismo. Para que isso seja evitado, no período de pós-operatório o paciente deve receber as drogas imunossupressoras, que vão ajudar no combate a essa rejeição.

O fígado é um dos órgãos mais importantes e fundamentais do corpo humano, pois ele exerce mais de 200 funções e tem a responsabilidade de manter o corpo livre de toxinas e células que se tornaram inúteis.

Como consequência disso, ele é um dos órgãos que mais sofrem quando adotado um estilo de vida não saudável, o que pode levá-lo a desenvolver uma série de doenças.

A grande maioria das doenças hepáticas são, inicialmente, doenças silenciosas. Por conta disso, os exames de rotina e prestar a devida atenção a alguns sinais demonstrados pelo seu corpo são indispensáveis e essenciais para que se mantenha uma boa saúde deste órgão tão importante.

É importante também que se priorize a procura por profissionais qualificados para que dessa forma eles possam te ajudar e auxiliar no que for necessário, pensando nisso a UnicallMed tem profissionais qualificados profissionais que estão sempre prontos para te dar o suporte necessário quando for preciso.

Qual o nome da cirurgia para retirar o fígado?

A hepatectomia é o nome dado à cirurgia que consiste na remoção de parte dele(hepatectomia parcial) ou retirar o fígado em sua totalidade para tratar diversas condições e problemas que afetam esse órgão. O transplante de fígado, por exemplo, é um tipo de hepatectomia, seja o órgão doado vindo de um doador vivo ou falecido.

Quais as principais funções exercidas pelo fígado?

O fígado desempenha funções importantes em diferentes processos do organismo. Separamos abaixo algumas das principais funções do fígado, entre elas estão:

Filtrar os microrganismos: O fígado é um dos principais responsáveis pela defesa imunológica do organismo.

Desintoxicar o organismo: O fígado tem a capacidade de transformar hormônios e drogas em substâncias não ativas, para que dessa forma, essas substâncias possam ser excretadas pelo organismo, evitando assim intoxicações.

Transformar amônia em ureia: Caso o órgão seja lesado, a amônia passará para a circulação e alcançará o cérebro, provocando alterações e algumas mudanças no comportamento, como o esquecimento, a insônia, a sensação de sonolência e coma.

Secretar a bile: A bile é um fluido que atua na digestão de gorduras e na absorção de substâncias nutritivas.
Armazenar a glicose: A glicose é a principal e mais importante fonte de energia para que ocorra um bom funcionamento dos outros órgãos.

Produzir proteínas: O fígado também é responsável pela produção de proteínas, que estão ligadas ao processo de coagulação do sangue, ele é responsável também por fazer a produção de albumina, que auxilia no transporte de substâncias pela corrente sanguínea.

Quais os principais sintomas de doenças hepáticas?
A grande maioria dos problemas presentes no fígado apresentam sintomas parecidos uns com os outros, já que, mesmo que tenham origens diferentes, essas doenças comprometem as mesmas funções do órgão.

Os sintomas que foram listados abaixo podem ter outras origens, e não necessariamente são indicativos de doenças hepáticas. Mas é importante procurar um especialista diante do aparecimento de qualquer um desses sintomas, veja quais são eles:

Icterícia: Provoca um tom amarelado nos olhos e também na pele.

Ascite: Aparece devido ao acúmulo de líquidos dentro da cavidade abdominal, essa doença é mais conhecida como a barriga d’água.

Sangramento digestivo: É identificada por conta de um quadro súbito de vômitos hemorrágicos.

Encefalopatia: É a alteração de funções cerebrais básicas, que podem resultar em letargia, irritabilidade, dificuldade de concentração, uma baixa do nível de consciência e em coma.

Ginecomastia: É o desenvolvimento de mamas nos homens

Telangiectasias: São lesões vasculares conhecidas como aranhas vasculares. São mais frequentemente e mais encontradas no tronco, face e nos braços.

Dor ou inchaço: Aparecem geralmente na parte superior direita do abdômen, abaixo das costelas.
Entretanto muito tempo antes do aparecimento desses sintomas, o seu corpo pode dar alguns sinais sugestivos que demonstram um início de um problemas no fígado, separamos abaixo alguns desses sinais, dentre eles estão:

  • Coceira no corpo
  • Cansaço ou desânimo
  • Enjoos após as refeições
  • Tontura, dor de cabeça, febre, suor excessivo, dificuldade de concentração
  • Vermelhidão na palma da mão e aparecimento de manchas roxas na pele
  • Fezes mais claras
  • Sangramentos pelo nariz
  • Sangramento anormal após traumas de pequena intensidade
  • Boca seca, gosto amargo na boca
  • Constipação ou diarreia
  • Ganho ou perda de peso de modo excessivo e sem motivo.
  • Caso apresente algum desses sinais listados acima, procure o seu médico.
  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário