Busca avançada
  1. Home
  2. Telemedicina: o que é, como funciona e quais são os benefícios?
Telemedicina: o que é, como funciona e quais são os benefícios?

Telemedicina: o que é, como funciona e quais são os benefícios?

  • 23 de setembro de 2022
  • 0 Curtidas
  • 328 visualizações
  • 0 Comentários

Telemedicina: o que é, como funciona e quais são os benefícios?

Essa é uma prática que vem trazendo revolução na área da saúde em todo mundo, porque traz bastantes benefícios como por exemplo, a elevação na dinamicidade na assistência médica, otimização do atendimento médico, agilidade com relação a diagnóstico e muito mais.

No entanto, várias pessoas ainda hoje têm dúvidas sobre a aplicabilidade da telemedicina. Muitos ainda se perguntam, por exemplo, como funciona, quais são as práticas mais comuns, ou por onde começar. Veja este artigo para esclarecer todas essas dúvidas.

O que é telemedicina?

A chamada telemedicina consiste em realizar a aplicação de recursos tecnológicos com o objetivo de ter uma otimização com relação ao diagnóstico e atendimento médico que é oferecido ao paciente.
Contudo, como isso é possível? Tem-se várias estratégias que são utilizadas por meio da medicina para o mesmo, como por exemplo: o atendimento realizado por meio de videoconferência, a capacitação de profissionais, troca de informações nos casos clínicos, emissão de laudos à distância, e também outras possibilidades.

Como funciona na prática a telemedicina?

As instituições de saúde podem também usar a telemedicina com vários intuitos, como por exemplo, a capacitação, assistência profissional, otimização em determinados procedimentos, e diversos outros.

Podemos definir, então, três áreas principais de aplicação da telemedicina, que são:

Teleassistência
Teleducação
Emissão de Laudos Médicos à distância, vamos falar sobre cada uma delas.

Teleassistência:
Nesse caso o intuito é reduzir as distâncias geográficas em benefício do tratamento do paciente, isso quer dizer que, tem-se importância da construção de um diagnóstico cada vez mais preciso.
Por exemplo, imagine que um profissional esteja atendendo um paciente muito complexo, e ele encontre assim algumas dificuldades para concluir o seu diagnóstico. A telemedicina pode dar um auxílio para ele nesse caso. E o melhor, ela fará isso de forma simples, contando com a orientação de demais especialistas. Essa troca de experiências pode ser muito benéfica para a conclusão de um diagnóstico mais preciso, além disso, a realização de indicações de tratamentos para essa situação também é bem vindo.

Teleducação:
Por conta dos avanços alcançados por meio da tecnologia, o acesso à informação se tornou muito mais simples. Atualmente é possível se capacitar sem nem precisar sair de casa.

Portanto, os profissionais de saúde podem cada vez mais ficarem atualizados por meio de pesquisas, cursos online, videoconferências. A medicina consiste em um campo em que a todo momento aparecem novas descobertas que contribuem para a melhoria do desempenho da profissão. Por conta disso, é fundamental que os profissionais da área se mantenham atualizados para que se tornem cada vez mais qualificados e melhorem ainda mais o atendimento oferecido.

Emissão de Laudos à Distância:
Este consiste no ramo da telemedicina onde se tem uma maior abrangência no setor atualmente. Funciona da seguinte forma: sua clínica médica deve contratar uma empresa terceirizada que ficará com a responsabilidade de realizar a elaboração do laudo médico.

Ou seja, sua clínica não terá a necessidade de contar com uma equipe exclusiva para que possa realizar o atendimento com relação a alta demanda de exames, causando assim, uma redução com relação aos custos consideráveis.

Além disso, quando se contrata um serviço de emissão de laudos à distância sua clínica médica se torna bastante beneficiada em diversas formas, separamos abaixo algumas delas, veja:

Aumento da produtividade da equipe
Otimização e qualificação no atendimento oferecido
Agilidade na entrega dos laudos
Fidelização de clientes
Histórico eletrônico, facilitando o acompanhamento do quadro do paciente.

Quais são os benefícios da telemedicina?

A telemedicina traz diversos tipos de benefícios, como por exemplo: conforto para o paciente, interação entre profissionais, redução de custos, entre outros.

Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!

.

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário