Telemedicina: como simplificar a comunicação médico paciente utilizando a tecnologia?
- 26 de outubro de 2021
- 0 Curtidas
- 3296 visualizações
- 0 Comentários
Foi através de um dos momentos mais complexos dos últimos anos: a pandemia ocasionada pelo coronavírus. Que tanto especialistas, quanto pessoas comuns, percebem de maneira mais intensa a importância de se simplificar a comunicação médico-paciente.
Dessa forma, não restam dúvidas que a tecnologia desponta como uma grande ferramenta. Capaz de minimizar problemas como o distanciamento, e, melhorar a otimização do tempo, incluindo até mesmo uma maior acessibilidade a quem necessita de comunicação com os profissionais da saúde.
Assim, a medicina tem evoluído significativamente através da tecnologia e de novos estudos científicos. Contudo, uma das formas mais interessantes e eficazes para se simplificar a comunicação entre profissionais da saúde e pacientes é a Telemedicina.
Portanto, neste post trouxemos informações imprescindíveis para situar você dos benefícios dessa nova forma de se consultar com especialistas.
Comunicação médico paciente e a Telemedicina
Podemos destacar que a Telemedicina tem facilitado a comunicação médico-paciente;
Dessa forma, essas plataformas utilizam-se de recursos tecnológicos e do on-line para oferecer diversos tipos de atendimento.
Assim, rompe-se as barreiras geográficas, e, em muitos casos, financeiras, pois diminui significativamente os custos hospitalares, mas sem deixar de oferecer um atendimento de excelência, humanizado e eficiente.
Mas você já sabe como funciona e as vantagens da Telemedicina? Confira algumas abaixo:
- Facilita o acesso a profissionais da saúde;
- Aumenta e maximiza a comunicação entre médico e pacientes;
- Possibilita a marcação de consultas de maneira mais rápida e prática;
- Rompe barreiras geográficas;
- Tem custo mais acessível;
- Atendimento mais rápido do que o tradicional;
- Emite receitas e atestados quando necessário.
A utilização da telemedicina tem sido eficaz na pandemia
Diante da aprovação da Lei Nº 13.989, DE 15 DE ABRIL DE 2020, a Telemedicina começa a ganhar mais espaço e foi extremamente necessária no último ano; segundo especialistas, também foi eficaz no combate a crise ocasionada pelo coronavírus (SARS-CoV-2.
Vale destacar que as discussões sobre a implementação da Telemedicina têm sido assíduas desde os anos 90, contudo, teve maior destaque em 2020, com a aprovação da lei citada.
As consultas por Telemedicina funcionam através de videoconferências com especialistas.
Esses especialistas são indicados a partir da queixa de cada paciente. São inúmeras especialidades disponíveis em plataformas como a Unicallmed, por exemplo. Médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, entre outros.
Todas as especialidades presentes através de um único clique, com enorme facilidade e comodidade, justamente no momento em que o paciente mais necessita.
Além disso, através da plataforma é possível obter atendimento em qualquer momento do dia, 24 horas, nos 7 dias da semana.
Outra vantagem importante é que através do aplicativo que é intuitivo e de fácil acesso, a frequência do contato com o seu médico se torna mais possível, e com isso, sua saúde é monitorada de maneira mais adequada.
Durante a pandemia, devido ao isolamento social, muitos pacientes tiveram que ser monitorados a partir da Telemedicina e das ferramentas disponíveis.
Essa simples atitude diminuiu consideravelmente os custos para o paciente que já não precisava mais se locomover para o consultório, minimizando também as formas de contágio não apenas do Covid-19, mas também de outras doenças.
Equipe Unicallmed
Deixe o seu comentário