Busca avançada
  1. Home
  2. Tenho unha preta o que devo fazer?
Tenho unha preta o que devo fazer?

Tenho unha preta o que devo fazer?

  • 21 de julho de 2022
  • 0 Curtidas
  • 556 visualizações
  • 0 Comentários

Tenho unha preta, o que pode ser?

As unhas com linhas escuras são provocadas na grande maioria das vezes por conta de uma alteração, que é conhecida cientificamente como melanoníquia, que é presente de forma mais comum em pessoas com pele escura, mas que também pode aparecer de maneira repentina por conta do uso de alguns medicamentos como por exemplo, alguns antibióticos ou zidovudina (um remédio utilizado no tratamento do HIV).

Estas linhas escuras na unha podem aparecer na cor marrom, cinza, ou preta, elas vão da base da unha até o seu topo, e podem se desenvolver nas unhas das mãos ou dos pés. Quando essas linhas se desenvolvem ao longo do tempo, isso pode ser um sinal de aumento da produção de melanina, que é um pigmento que dá cor à pele, isso é o que pode ser um dos primeiros sintomas do melanoma, um tipo de câncer de pele.

Entretanto, caso seja observada toda a unha preta, pode ser o indicativo de alguma lesão no dedo que pode ter se desenvolvido por conta do uso de sapatos muito apertados, por bater ou prender o dedo em algum objeto, o que faz com que se provoque um sangramento local, deixando assim a unha mais escura, e pode ser acompanhado por dor e inchaço, em alguns casos.

O que fazer em casos de unha em casos de unha preta?

Em casos de escurecimento da unha deve-se ter uma consulta com um dermatologista para que se possa fazer uma avaliação da causa do aparecimento da linha escura na unha. Se a mancha foi provocada por conta do uso de algum medicamento, o médico pode avaliar isso e fazer a troca do remédio, caso necessário. Mas caso a mancha tenha se desenvolvido ao longo do tempo, mudando de cor, tamanho ou forma, o especialista deve solicitar alguns exames para dar o diagnóstico de melanoma e fazer o tratamento mais adequado para o paciente.

Por outro lado, caso a unha preta seja devido a um trauma ou lesão, não é necessário a realização de um tratamento, já que o sangue ali presente vai sendo naturalmente absorvido à medida que a unha vai crescendo . Além de traumatismos (causa mais comum para o escurecimento da unha), há várias outras causas para o provocamento das unhas escuras: desde melanoníquia congênita até melanoma ungueal, além de quadros infecciosos e doenças crônicas. Manchas escuras na unha também podem ser causadas também por algumas doenças e infecções.

Antes de qualquer coisa, é necessário também que se faça uma avaliação clínica de forma cuidadosa, de preferência com dermatoscópio para que se possa afastar qualquer hipótese de malignidade. Se for preciso, o médico poderá solicitar exames complementares para auxiliar no diagnóstico da doença.

Daí a importância também de sempre consultar-se com especialistas qualificados e prontos para te ajudar, pensando nisso a Unicallmed, tem profissionais qualificados para te atender e proporcionar o suporte necessário para sua melhor recuperação.

O que pode ser uma linha fina preta na unha?

O surgimento de uma linha fina preta na unha pode ser algo comum em pessoas negras e orientais. Essa mancha pode significar um sinal com uma pinta. Mas você deve ficar atento se ela começar a crescer ou a se espalhar, de forma dolorida ou não, sem ter sofrido nenhum impacto.

Se isso começar a ocorrer, procure um médico o mais rápido possível para que possa diagnosticar o seu problema, pois como visto acima, este caso a unha preta pode ser um sinal de melanoma da unha, que é um câncer de pele.

Por isso fique atento aos sinais, e se necessário procure um médico.

Procure sempre profissionais qualificados e eficazes, que vão te proporcionar o suporte e apoio necessário em qualquer situação, para isso, conte com a Unicallmed para te ajudar a encontrar esses profissionais da saúde!

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário