Busca avançada
  1. Home
  2. Umbigo inflamado: quais as causas?
Umbigo inflamado: quais as causas?

Umbigo inflamado: quais as causas?

  • 11 de julho de 2022
  • 0 Curtidas
  • 560 visualizações
  • 0 Comentários

Umbigo inflamado: quais as causas?

O umbigo, para muitos, pode não ter serventia alguma, pode aparentar apenas como um buraquinho no meio da barriga. Mas logo no início da vida, ele nos forneceu nutrientes, anticorpos, sangue oxigenado e outras coisas muito importantes. Talvez você não saiba, mas o umbigo também serve para denunciar alguns problemas de saúde!

O que é a dor no umbigo?

Devido à sua localização na região central do abdômen, o umbigo pode indicar uma série de sintomas e de doenças que podem ou não requerer a atenção imediata do paciente e de seu médico. Essa dor pode se concentrar em toda a região ou apenas se concentrar em determinados pontos.

Quais as causas da dor no umbigo?

Existem várias doenças e situações médicas que podem se manifestar por meio da dor de umbigo.
Umas das principais causas de dor nessa região é a hérnia umbilical, uma frouxidão da parede abdominal, chamada de aponeurose. O umbigo é uma região mais frágil, e a aponeurose acaba se abrindo ao longo dos anos, esse problema pode ser genético, ou o paciente também pode já nascer com a hérnia, além de ter a possibilidade de desenvolvê-la durante o decorrer dos anos.

Esses casos acontecem frequentemente durante a gestação. As mulheres grávidas podem sentir muito desconforto no umbigo, seja devido ao crescimento da barriga ou por conta do surgimento de hérnias umbilicais, que também podem acontecer em pacientes que não estão no período de gestação.

Quando a aparência de seu umbigo estiver duvidosa ou tiver a presença de sinais de inflamação ao redor (inchaço, alteração na circulação do sangue ou quando o local é pressionado ele fica muito avermelhado) pode indicar a suspeita de onfalite, que é uma infecção grave e necessita de uma avaliação médica imediata.

Caso, você tenha colocado piercing nessa região, e o processo de cicatrização não está acontecendo, tem mal cheiro, está infeccionado, ou tem secreção de sangue, é importante procurar a ajuda de um profissional da saúde, pois esses sinais podem estar indicando uma possível queloide, uma das principais causas de dor no umbigo.

Outras doenças e situações que podem também fazer com que a dor no umbigo apareça, são:

  • Infecções no intestino;
  • Infecções na bexiga;
  • Síndrome do intestino irritável;
  • Doença de Crohn;
  • Cistos nos ovários;
  • Prisão de ventre;
  • Diverticulite;
  • Pancreatite.

Se além dessas doenças ela tiver o acompanhamento de diarréia, vômitos, febre, sangue nas fezes, dor e ardência ao urinar, inchaço no abdômen e dor muito intensa no abdômen é preciso procurar urgentemente ajuda médica.

Como ocorre o tratamento de dor no umbigo?

O tratamento da dor no umbigo vai depender do que está causando este sintoma. Em alguns casos, como em infecções intestinais, ela pode passar sozinha, sem que se tenha a necessidade de fazer o uso de medicamentos.
Porém, no caso de apendicites e de hérnias umbilicais o paciente pode ter que fazer um procedimento cirúrgico para tratar a doença e, assim, parar de sentir esse incômodo.

Se for confirmada a presença de hérnia umbilical em estágio inicial, o médico poderá suturar a região para que o problema não volte. Já para tratamentos de quelóides, que vão desde os realizados em casa com medicamentos prescritos pelo seu dermatologista, até infiltrações (injeções no local com uma substância específica) e por fim o tratamento cirúrgico.

Já infecções e inflamações envolvendo odor, secreções ou problemas com higiene, são contornados com uso de pomadas, antibióticos, analgésicos, revisão de hábitos, e devem envolver o dermatologista, que também pode tratar questões estéticas, como envelhecimento e flacidez deste local.

Atenção! As gestantes devem reportar desconfortos, dores, alterações que atinjam o umbigo ao obstetra, para que o mesmo trate os sintomas e indicar o melhor tratamento para que o problema seja sanado rapidamente.

Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário