Onicólise: unhas estão descolando do dedo.
- 26 de julho de 2022
- 0 Curtidas
- 3422 visualizações
- 0 Comentários
Unha descolando do dedo: o que pode ser?
A onicólise é a remoção da unha (placa ungueal) do leito ungueal, que é a parte sob os dedos das mãos e dos pés. Com essa combinação, é comum a unha mudar de cor, para preta. Algumas das principais causas de onicólise também são comuns na síndrome das unhas quebradiças, como traumas e uso de produtos de limpeza.
Essa doença pode afetar tanto as unhas das mãos quanto a dos pés. A unha atingida por essa doença começa a se soltar lentamente até se desprender de forma completa. Além disso, essa doença também afeta a aparência das unhas, a Onicólise necessita de uma maior atenção porque se não for tratada de maneira correta pode trazer complicações maiores.
Muitos fatores podem acabar provocando a onicólise e, diversas vezes, o que fazemos durante nossa rotina diária pode acabar afetando a saúde da unha.
O que pode causar a onicólise?
A onicólise pode ser provocada por duas causas, sendo classificada como primária ou secundária. No primeiro caso, acontece o desprendimento da queratina que é o que mantém a unha fixa no leito ungueal; já no segundo caso, este desprendimento acontece por conta de outras doenças, separamos abaixo as doenças mais comuns que podem ocasionar posteriormente a onicólise:
Psoríase;
Micoses;
Deformações do leito ungueal;
Dermatite de contato;
Infecções bacterianas.
Ela pode ser causada por conta de reações a remédios utilizados em tratamentos sistêmicos, como por exemplo os antibióticos e quimioterápicos, ela também pode ser provocada por conta do uso de substâncias químicas, como os removedores de esmalte, unhas artificiais e produtos de limpeza.
Outras causas possíveis da onicólise são o grande esforço e uso em excesso de atividade da glândula tireoide e a falta de nutrientes como o ferro. Ademais, se a unha passar por algum trauma, seja ela por conta de alguma pancada ou pelo uso de sapatos muito apertados, é possível que aconteça o descolamento.
Quais são os principais sintomas da onicólise?
O sintoma mais comum da Onicólise é o desprendimento da placa ungueal. O mesmo acontece tanto da ponta da unha em direção à cutícula (Onicólise distal), como partindo da cutícula até chegar na ponta da unha (Onicólise proximal).
Isso leva a ocorrer a alteração da cor da unha, é essa coloração que auxilia no processo de identificação sobre qual é a causa da doença: as principais alterações de coloração da unha são: podem ficar esbranquiçada, amarelada, esverdeada, acinzentada ou arroxeada.
Como é realizado o tratamento da onicólise?
O tratamento da Onicólise pode variar de acordo com a sua causa. Pode ser indicado o uso de antibióticos, entretanto caso a causa do problema foi a falta de nutrientes, será realizado uma reposição de vitaminas e de minerais em falta, isso é feito por meio de suplementos.
Nos casos de psoríase ou problemas na tireoide, o mais recomendado é que se tenha um controle sobre essas condições. E caso o problema for provocado por conta de lesões na unha, é de fundamental importância que você mude seus hábitos e comportamentos, realizando mudanças e se adequando para que seja prevenido o aparecimento de novas agressões na região.
Além disso, é importante também que se mantenha uma boa higiene no local, principalmente no espaço entre a unha e o dedo. Pelo fato de que nessa região pode se acumular bactérias que favorecem o aparecimento de infecções. É importante estar atento e sempre se consultar com seu médico para que se possa ter certeza de que está tudo certo.
É válido lembrar também que é fundamental se consultar com profissionais eficazes e qualificados, para que o melhor tratamento seja feito, para isso você pode contar com a ajuda da Unicallmed.
Deixe o seu comentário