Busca avançada
  1. Home
  2. Sinusite causa tontura?
Sinusite causa tontura?

Sinusite causa tontura?

  • 7 de julho de 2022
  • 0 Curtidas
  • 582 visualizações
  • 0 Comentários

Sinusite causa tontura?

A sinusite é principalmente caracterizada por sintomas como:

  • Presença de secreção nasal espessa amarelada ou esverdeada;
  • Dor na região dos dentes (maxilar);
  • Congestão nasal;
  • Dor associada à pressão na face.

Mas também existem sintomas atípicos, veja alguns deles:

    • Febre;
    • Tosse;
    • Dor de cabeça;
    • Alteração no olfato;
    • Dificuldade para respirar;
    • Tontura;
    • Cansaço.

Embora não seja o principal sintoma, a tontura também é um dos sintomas da sinusite. A tontura pode ser provocada pela intensa dor de cabeça vinda da sinusite. Nesse momento, é recomendado que o paciente permaneça em repouso sentado ou deitado até a melhora do sintoma.

Mas afinal, o que é sinusite?

A sinusite é a inflamação dos seios nasais, que são os pequenos orifícios no crânio, nariz e ao redor dos olhos. A sinusite pode causar sintomas típicos, especialmente na testa e nas maçãs do rosto.

Normalmente, a sinusite é causada pelo vírus da gripe, mas também pode ser causada pelo desenvolvimento de bactérias nas secreções nasais que ficam presas nos seios nasais, como acontece após uma alergia.

A sinusite é curável e seu tratamento deve ser dirigido por um clínico geral ou otorrinolaringologista, o tratamento geralmente envolve o uso de sprays nasais, analgésicos, corticosteróides orais ou antibióticos.

Qual a diferença entre a sinusite aguda e sinusite crônica?

Sinusite aguda:
Na sinusite aguda, você pode ter dor de cabeça na área mais afetada de seus seios da face. A intensidade da dor pode ser mais forte, lancinante, latejante ou uma sensação de pressão na cabeça. Nesses casos, é comum a congestão nasal, com corrimento que pode ser amarelo ou esverdeado, o que pode agravar o caso. Em um ataque agudo de sinusite, os sintomas duram no máximo 4 semanas.

Sinusite crônica:
No caso da sinusite crônica, os sintomas são os mesmos da sinusite aguda, mas passa a ser permanente. Outro ponto a ser observado é a cacosmia (mau hálito) que pode estar presente.

A sinusite crônica geralmente é noturna e aumenta de intensidade quando você deita, visto que a secreção escorre e irrita as vias aéreas. Ao acordar, você pode ter crise de tosse, mas ao longo do dia ela diminui de intensidade e pode até mesmo desaparecer. Nesse caso, os sintomas sinusais geralmente persistem por mais de 12 semanas consecutivas (3 meses), apesar do tratamento.

Como é feito o diagnóstico da sinusite?

O diagnóstico é feito com a ajuda do clínico geral ou o otorrinolaringologista e é realizado através do histórico clínico do paciente. Além disso, o médico vai examinar as vias aéreas por meio de uma rinoscopia e, quando necessário, pode solicitar uma endoscopia nasal e/ou exame da imagem dos seios da face. É por meio desse diagnóstico que o otorrino irá decidir a melhor forma de tratamento.

Dicas para aliviar os sintomas da sinusite!

Umidifique o ar:
Usar um umidificador ou simplesmente colocar um balde com água morna dentro dos cômodos da casa é uma excelente forma de umidificar o ar, tornando-o menos seco. Isso faz com que as vias respiratórias fiquem mais hidratadas e menos irritadas, aliviando o desconforto e facilitando a cura.

Limpe o nariz com soro fisiológico:
Colocar algumas gotinhas de soro fisiológico dentro de cada narina ajuda a eliminar a sujeira e o acúmulo de secreções, pois fluidifica o catarro, tornando-o mais fácil de retirar.

Conte com a ajuda das folhas e flores:
Colocar algumas folhas e flores de camomila ou eucalipto numa bacia com água quente também é uma excelente forma de aliviar a congestão nasal causada pela sinusite. A seguir pode-se ainda colocar um pano úmido ainda quente no rosto, isso também irá ajudar a melhorar a respiração.

Coma refeições leves e mornas:
Essa também é uma outra forma de umidificar as áreas nasais de forma natural.

Descanse:
Diante de uma crise de sinusite é recomendado ficar de repouso ou que pelo menos se consiga descansar de forma adequada. Evite esforço!

Caminhadas leves podem ser bem-vindas se forem realizadas num local arejado e arborizado, mas se a sua sinusite é causada por alergia, essa pode não ser uma boa opção, e ficar em casa pode ser uma melhor escolha.

Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário